USO DE PNEUS EM OBRAS GEOTECNICAS

Pneus são resíduos que se acumulam rapidamente em grandes volumes, particularmente, em regiões urbanas densamente ocupadas. O destino final dos pneus é um problema de âmbito mundial, existindo uma crescente preocupação com políticas de incentivo à reciclagem, redução e reutilização dos rejeitos de pneus. A utilização de pneus usados em obras de engenharia apresenta-se como uma alternativa que associa a eficiência mecânica e o baixo custo do material, favorecendo a demanda por um rejeito que apresenta riscos ao meio ambiente.

A reciclagem de produtos como pneus é difícil e onerosa, já que estes são compostos por materiais não biodegradáveis e altamente tóxicos quando incinerados. (Mousinho, 1997)

A reutilização de pneus usados em obras de engenharia pode envolver: construção de muros de gravidade, reforço de aterros, redução de empuxo, proteção de taludes e redistribuição de tensões sobre dutos enterrados. Dentre outras utilidades pode-se também citar: criação de recifes artificiais, defensas marítimas, barreiras de impacto e encontro de pontes.

(a)   inicio construção do muro

(b) fim de construção

Figura 1. Muro de pneus

Figura 2- Exumação da amostra - Ensaio de arrancamento

SAYÃO, A S F J ;; GERSCOVICH, D M S ; MEDEIROS, Luciano Vicente de; SIEIRA, A C C F (2009) Scrap Tire: a Civil Engineering Material Journal of Solid Waste Technology and Management, ISSN/ISBN: 10881697, ACEITO

SIEIRA, A.C.C.F; GERSCOVICH, D M S; MEDEIROS, L Vi de; SAYÃO A S F J. (2006a) Simulação Numérica de um Muro Experimental Solo-Pneus. Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, v. VII, n. 2, p. 337-347,ISSN/ISBN: 14148374.

GERSCOVICH D.M.S.; SAYÃO A.S.F.J.; VALLE F (2006c) . Mecanismo de Ruptura de Reforço de Solos com Pneus. In: XIII Congresso Brasileiro De Mecânica Dos Solos E Engenharia Geotécnica 2006 Curitiba. v.4. p.2413 - 2418.

DAMASCENO C.S.R. ; SOARES S N.F. ; GERSCOVICH D.M.S.; SIEIRA A.C.C.F. (2005). Comportamento de Pneus como Elemento de Reforço de Solos. In: 14. Semana De Iniciação Científica UERJ - ISSN 1806-2938.. p. 166.

GERSCOVICH D.M.S.; MEDEIROS L.V. e SAYÃO A S.F.J. (2001) – Field Pullout Tests of Scrap Tire Reinforcement Layers under Different Soil Surcharges - XV International Congress on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering Istambul Turquia agosto CD-ROM 6p.

GERSCOVICH D.M. S; MEDEIROS L.V.; SAYÃO A.S.F.J e GARGA V. (2000) – Field Pull-out Tests on Scrap Tire Arrangements GEOENG 2000 Conference Australia CD-ROM

SAYÃO A.S.F.J.; SIEIRA A.C.C.F.; GERSCOVICH D.M.S.; MEDEIROS L.V.; GARGA V (2002a) . Retaining Walls Built with Scrap Tires. Proceedings of The Institution of Civil Engineers-Geotechnical Engineering Inglaterra ISSN/ISBN: 13532618 v. 155 n. 4 p.217-219.

SIEIRA A.C.C.F.; SAYÃO A.S.F.J.; MEDEIROS L.V.; GERSCOVICH D.M.S.. (2001) Estabilización de Taludes con Muros de Neumáticos. In: V Simposio Nacional Sobre Taludes Y Ladeiras Inestables Madrid. Diseno de Sistemas de contencion refuerzo y anclaje II. v. III p. 1061-1070.

SIEIRA, A.C.C.F; SAYÃO, A S F J; MEDEIROS, L  e; GERSCOVICH, D M S . (2001a) Muro Experimental Solo-Pneus. Geotecnia – Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia, Portugal, ISSN/ISBN: 03799522, v. 91, n. Mar01, p. 39-55, 2001

SIEIRA A.C.C.F.; GERSCOVICH D.M.S.; MEDEIROS L.V.; SAYÃO A.S.F.J.(2001b) Simulação Numérica de um Muro Experimental Solo-Pneus. In: IV Encontro Sobre Modelagem Computacional 2001 Friburgo. IPRJ-UERJ v. 1 p. 251-260.

SIEIRA A C. F.; SAYÃO A S.F.J.; GERSCOVICH D.M.S e MEDEIROS L.V. (2000) – Simulação Numérica da Construção de Muro Experimental Solo-Pneus - IV Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia (IV SEFE) v.2 pp.532-540.

MEDEIROS L.V.; SAYÃO A.S.F.J.; GERSCOVICH D.M.S.; SIEIRA A.C.C.F.. (2000) Reuso de Pneus em Geotecnia. In: Seminário Nacional Sobre Reuso/Reciclagem De Resíduos Sólidos Industriais 2000 São Paulo. Seminário Nacional sobre Reuso/reciclagem de Resíduos Sólidos Industriais. CD-ROM: Fiesp/Ciesp . p. 1-19.

MEDEIROS L.; GARGA V.; GERSCOVICH D.M.S.; SAYÃO A.S.F.J.; e ANDRADE M.H.N. (1999a)  Analysis of the Instrumentation of a Reinforced scrap Tire Retaining Wall – Revista de Ciência e Tecnologia – Preservação Ambiental e Tecnologia Universidade Metodista de Piracicaba novembro vol.7 no.4 pp. 9-16.

MEDEIROS L.; SAYÃO A.S.F.J.; GARGA V.; GERSCOVICH D.M.S e SIEIRA (1999b) – Pesquisa sobre o Aproveitamento de Pneus Usados para Estabilização de Encostas- Revista de Divulgação Científica da PUC-Rio dezembro pp.33-35.

MEDEIROS L.V.; GARGA V. ; GERSCOVICH D.M.S.; SAYÃO A S.F.J. e ANDRADE M.H.N. (1999c) – Analysis of the Instrumentation of an Experimental Scrap Tire Retaining Wall – 11th Panamerican Conference on Soil Mechanics and Geotechnical Engineering –vol I pp19-25.

GARGA V.; MEDEIROS L.V.; SAYÃO A.S.F.J e GERSCOVICH D.M.S (1998) - Utilização de Pneus Usados em Geotecnia – Relatório Final IDRC.