Dissertação de Mestrado:
A Geomática Aplicada Ao Marketing: o Geomarketing Como Ferramenta de Contextualização dos Imóveis em Uma Base Georreferenciada. Estudo de Caso: Mercado Imobiliário, Ipanema/rj

Simione Sena Campelo

GEOM
Orientador
Prof. Luiz Henrique Aguiar De Azevedo , Doutor em Geografia (Geografia Física). USP, 1994 - Currículo Lattesk
Banca
* Prof. Luiz Henrique Aguiar De Azevedo , Doutor em Geografia (Geografia Física). USP, 1994 - Currículo Lattesk
* Profa. Margareth Simões Penello Meirelles , Doutora em Geop. Aplic. a Geociências, UFRJ 1997 - Currículo Lattesk
* Prof. José Carlos Penna De Vasconcellos , Doutor em Eng. Civil, EP-USP, Brasil. 2003. - Currículo Lattesk
* Prof. Mauro Sérgio Fernandes Argento Currículo Lattesk
Data - hora da defesa
17/09/2008
Resumo
A internet de hoje continuamente expande seus limites atingindo quase todas as pessoas. Computadores e telefones, antes robustos, foram reduzidos em tamanho e tiveram a capacidade de processamento multiplicada. Redes públicas de comunicação sem fio conectam capacidade de processamento multiplicada. Redes públicas de comunicação sem fio conectam as pessoas em seus notebooks, telefones celulares, smartphones, iPhones a qualquer hora do dia. A internet foi incorporada ao cotidiano do cidadão. Sistemas Especialistas somam-se a Sistemas de Informações Geográficas auxiliando o analista na tomada de decisão. O marketing é potencializado pela internet e o e-commerce vem ganhando espaço entre os consumidores. Entretanto, os sites de internet, em sua maioria, não apresentam a interatividade ideal na lida com os clientes potenciais. Muitos textos, fotos, e formulários podem resumir a maioria das interfaces encontradas. Recentemente, com a série de ferramentas do Google, sites de vendas passaram a utilizar mapas gerados pelo Google Maps para localizar seus produtos e lojas. O objetivo deste estudo é mostrar que uma interface construída por camadas de informações temáticas de produtos e serviços sobre uma base cartográfica pode resultar numa navegação mais fluida com conseqüente melhor aproveitamento do tempo de pesquisa em busca de um serviço ou produto. Podem-se imaginar camadas de informações comerciais e de utilidade pública, alimentadas pelas associações ou representações de bairros, com as análises e tratamento dos dados locais, sobre uma mesma base georreferenciada, numa enorme possibilidade de integração socioeconômica. Sobre esta base, o trabalho aqui desenvolvido exemplifica o conceito de um protótipo apresentando a importância desta contextualização para a avaliação dos imóveis de uma quadra de Ipanema, Rio de Janeiro, RJ Palavras-Chave: geomática, marketing geográfico, geomarketing