Uerj Amplia Seu Foco no Empreendedorismo: Faculdade de Engenharia Lança a Phoenix, a Sua Incubadora de Empresas

Criada em 26/11/2009 19:00 por mmc | Marcadores: evento fen fotos imp phoenix

Reitor da UERJ Ricardo Vieiralves<br/>Foto: Marcelo Horn

Reitor da UERJ Ricardo Vieiralves
Foto: Marcelo Horn

por Bárbara Perrout
Agencia Uerj de Noticias Cientificas (Agenc) da FCS/UERJ

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo de base tecnológica e sustentável no estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Engenharia (FEN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro inaugurou terça-feira (dia 24/11/2009), em sua extensão localizada em São Cristóvão, na Rua Fonseca Telles, a incubadora de empresas Phoenix.

O evento contou com a presença de importantes figuras, como o Reitor da universidade, Ricardo Vieiralves, o Secretário Especial de Ciência & Tecnologia do município do Rio de Janeiro, Rubens Andrade, a diretora da FEN, Maria Eugenia de Gouvêa e o professor Joel Martins de Medeiros, diretor do projeto, entre outros.

“Hoje é um dia não só de júbilo, mas também de expectativa com relação ao futuro. Essa é uma ação inteligente da FEN, promovendo a integração entre universidade e sociedade, além de desenvolver o mercado de maneira competitiva, criando boas condições econômicas para o estado”, disse o Reitor, pela manhã, na abertura do evento.

Para Rubens Andrade, “é papel da Secretaria de Ciência Tecnologia ser parceira de todos que queiram melhorar o parque tecnológico do Rio, e a Phoenix tem o papel de ajudar a recuperar a centralidade da cidade, não em sentido político, mas de desenvolvimento econômico”.

Segundo os presentes, a incubadora, cujo projeto foi criado em primeiro de julho de 2003, tem algumas alianças estratégicas como, por exemplo, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) , a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), REINC,  SEBRAE RJ e Instituto Genesis da PUC-RJ. A iniciativa, apesar de sua base tecnológica com foco na atuação em energias renováveis e tecnologia de informação e comunicação, aceita projetos de outras áreas, desde que sejam inovadores e de interesse da comunidade acadêmica da Uerj.

De acordo com o professor Joel Medeiros, foram selecionados oito empreendimentos através do Edital 01 / 2009 da Phoenix , que estão em processo de assinatura de contrato com a Uerj, são eles: BTEC, CONTEC, CMS, Diagnext, Genestock, Giscognition/ Inovagis, Lucid Dreaming e WeDoB.

Joel destacou também o perfil arrojado e inovador de todos esse projetos, além da estrutura acadêmica da incubadora: “no quadro societário das  empresas, futuras  parceiras da PHOENIX , temos 5 doutores, 1 doutorando, 3 mestres, 2 mestrando e 2 alunos de graduação. Dos quadros da  Uerj, temos 2 professores doutores, 1 doutorando, 1 mestrando e 2 alunos de graduação. Contamos, pois, com elevada qualificação acadêmica, com destacada participação  de professores e alunos da UERJ, o que pode contribuir para fortalecer o vínculo acadêmico entre os projetos e a nossa universidade”. E festejou: “faço aqui uma saudação especial à Giscognition/Inovagis e à Lucid Drean,  duas das nossas futuras parceiras que  foram contempladas neste semestre com recursos de subvenção da FINEP/ Programa Nacional  PRIME, o que é motivo de muito orgulho para todos”.

Para saber mais sobre a Phoenix leia a entrevista de Joel Martins de Medeiros em http://www.eng.uerj.br/entrevistas/joel/.

Notícias relacionadas:

Fonte: Bárbara Perrout / Agenc / FCS / UERJ

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


Joel Martins de Medeiros, Maria Eugênia Gouvêa,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


phoenix - Incubadora de Empresas Phoenix

Galeria de imagens


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1259269241-Uerj+Amplia+Seu+Foco+no+Empreendedorismo+Faculdade+de+Engenharia+Lanca+a+Phoenix+a+Sua+Incubadora+de+Empresas





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.