Uerj & CEFET Marcam Presença em Evento Internacional

Criada em 01/06/2010 17:17 por mmc | Marcadores: ceper fen imp ppgem

Com a presença do presidente Lula foi inaugurado nesta segunda-feira (31/5) a 10ª edição da Michelin Challenge Bibendum no Brasil, no Riocentro. A Faculdade de Engenharia da UERJ juntamente com o CEFET marcam presença no evento com um stand conjunto e a apresentação para o público de um veículo tradicional (Kombi) transformado em veículo puramente elétrico.

O evento é um fórum da indústria automotiva do mundo inteiro que incentiva a redução do consumo de energia por veículo, da emissão de gases poluentes, da quantidade de acidentes e também discute melhorias do fluxo do tráfego. É a primeira vez que o Challenge Bibendum é realizado em um país do Hemisfério Sul.

O projeto de conversão da Kombi tradicional em veículo elétrico é uma iniciativa conjunta de professores e estudantes do CEFET e da UERJ coordenadas pelos professores Pecorelli da UERJ e Washington do CEFET Automobilismo.

Durante o primeiro dia do evento diversos jornalistas e engenheiros mostraram-se interessados em dar uma volta no veículo convertido. A opinião de todos, após o passeio no pátio do Riocentro, foi muito favorável ao trabalho da equipe. A conversão da Kombi obteve o apoio da WEG Motores Elétricos, Satúrnia Baterias, LIGHT Serviços de Eletricidade, ABVR e Rotary Internacional. O diretor de uma multinacional automobilistica, em visita ao stand CEFET-UERJ, prometeu doar um de seus modelos para que a equipe inter-institucional faça a conversão do veículo.

O professor Pecorelli declarou que a indústria automobilística está na fase do robô, mas o trabalho de conversão é essencialmente humano, e que poderá ser usado para criar milhares de postos de trabalho no Brasil. O professor Washington disse que ele e a equipe estavam virando noites para concluir o trabalho à tempo, mas que a receptividade, incluindo a do público estrangeiro, foi uma alegria para todos!

O Vice-Diretor da FEN, professor Weber Figueiredo, elogiou bastante o trabalho das instituições e disse que tem conversado com todos sobre a necessidade de se desenvolver o projeto de um carro elétrico nacional (pCEN) visando não apenas obter-se um produto de engenharia, mas, essencialmente, enriquecer o processo de ensino tecnológico.

— Em meio a milhões de veículos produzidos em nosso território é um absurdo o Brasil não possuir qualquer marca de veículo nacional. Penso que as instituições de ensino tecnológico devam apresentar a sua contribuição, o projeto de engenharia e o protótipo, sobretudo agora que há uma mudança de paradigma tecnológico, do petróleo para a eletricidade. Essa é a hora. — concluiu Weber.

Fonte: Direção da FEN/UERJ

ceper - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis
ppgem - Pós-graduação em Engenharia Mecânica

www.eng.uerj.br/noticias/1275423470-Uerj+e+CEFET+Marcam+Presenca+em+Evento+Internacional

Em 08/06/10 02:44 Fábio Viana de Abreu disse:

Meus parabéns ao Professor Luiz Pecorelli, professor do qual tive a honra de cursar sua disciplina sobre Propulsão Veicular durante o meu mestrado no PPG-EM. E parabéns também ao Prof. Washington e sua equipe do Cefet pela participação nesse evento internacional. Abraços Fábio Viana

Em 07/06/10 12:10 Egisto Tavares Kanhanga Katema disse:

Antes quero parabenizar toda equipa que trabalhou incansavelmente para esse projeto de Engenharia. Sou Estudante de Engenharia Eletrica(UERJ). Esse projeto é de extrema importância; uma vez que visa a produzir carros menos poluientes e preservando dessa forma o meio ambiente... Um abraço ao Nerito e a toda equipe...

Em 05/06/10 15:40 Medida disse:

Toda a equipa está de muitos parabéns pelo notório sucesso. Medid, Maputo

Em 02/06/10 10:36 Joel Martins de Medeiros disse:

UERJ/FEN e o CEFET merecem todo nosso aplauso e admiraçao pelo grande feito, vencendo as dificuldades inerentes a um projeto desse porte. Ao amigo Pecorelli, Prof. Washington e suas equipes, meus parabens. Joel

Em 01/06/10 19:40 Weber Figueiredo da Silva disse:

Mais uma vez, parabéns ao Pecorelli, ao Washington e a toda equipe de professores e estudantes do Cefet e da Uerj.