Reitor da UERJ Ricardo Vieiralves
Foto: Marcelo Horn
por Bárbara Perrout
Agencia Uerj de Noticias Cientificas (Agenc) da FCS/UERJ
Com o objetivo de estimular o empreendedorismo de base tecnológica e sustentável no estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Engenharia (FEN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro inaugurou terça-feira (dia 24/11/2009), em sua extensão localizada em São Cristóvão, na Rua Fonseca Telles, a incubadora de empresas Phoenix.
O evento contou com a presença de importantes figuras, como o Reitor da universidade, Ricardo Vieiralves, o Secretário Especial de Ciência & Tecnologia do município do Rio de Janeiro, Rubens Andrade, a diretora da FEN, Maria Eugenia de Gouvêa e o professor Joel Martins de Medeiros, diretor do projeto, entre outros.
“Hoje é um dia não só de júbilo, mas também de expectativa com relação ao futuro. Essa é uma ação inteligente da FEN, promovendo a integração entre universidade e sociedade, além de desenvolver o mercado de maneira competitiva, criando boas condições econômicas para o estado”, disse o Reitor, pela manhã, na abertura do evento.
Para Rubens Andrade, “é papel da Secretaria de Ciência Tecnologia ser parceira de todos que queiram melhorar o parque tecnológico do Rio, e a Phoenix tem o papel de ajudar a recuperar a centralidade da cidade, não em sentido político, mas de desenvolvimento econômico”.
Segundo os presentes, a incubadora, cujo projeto foi criado em primeiro de julho de 2003, tem algumas alianças estratégicas como, por exemplo, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) , a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), REINC, SEBRAE RJ e Instituto Genesis da PUC-RJ. A iniciativa, apesar de sua base tecnológica com foco na atuação em energias renováveis e tecnologia de informação e comunicação, aceita projetos de outras áreas, desde que sejam inovadores e de interesse da comunidade acadêmica da Uerj.
De acordo com o professor Joel Medeiros, foram selecionados oito empreendimentos através do Edital 01 / 2009 da Phoenix , que estão em processo de assinatura de contrato com a Uerj, são eles: BTEC, CONTEC, CMS, Diagnext, Genestock, Giscognition/ Inovagis, Lucid Dreaming e WeDoB.
Joel destacou também o perfil arrojado e inovador de todos esse projetos, além da estrutura acadêmica da incubadora: “no quadro societário das empresas, futuras parceiras da PHOENIX , temos 5 doutores, 1 doutorando, 3 mestres, 2 mestrando e 2 alunos de graduação. Dos quadros da Uerj, temos 2 professores doutores, 1 doutorando, 1 mestrando e 2 alunos de graduação. Contamos, pois, com elevada qualificação acadêmica, com destacada participação de professores e alunos da UERJ, o que pode contribuir para fortalecer o vínculo acadêmico entre os projetos e a nossa universidade”. E festejou: “faço aqui uma saudação especial à Giscognition/Inovagis e à Lucid Drean, duas das nossas futuras parceiras que foram contempladas neste semestre com recursos de subvenção da FINEP/ Programa Nacional PRIME, o que é motivo de muito orgulho para todos”.
Para saber mais sobre a Phoenix leia a entrevista de Joel Martins de Medeiros em http://www.eng.uerj.br/entrevistas/joel/.
Notícias relacionadas:
Fonte: Bárbara Perrout / Agenc / FCS / UERJ