NOTÍCIAS

Ver Notícias

Feed RSS

Assinar Notícias

Modificar/cancelar assinatura

Assuntos das Notícias

Alocação de Salas de Aula - Graduação

Assuntos Gerais

Comunicados Administrativos

Concursos Públicos

Coordenação Acadêmica

Cursos (Pós e Extensão)

Defesas FEN

Editais de Fomento à Pesquisa

Entrevistas

Estágios, Empregos e Bolsas

Fotos

Opinião

Palestras, Seminários...

Todas as Notícias

Publicações UERJ

Informe UERJ

Revistas Online da UERJ

UERJ em Dia

UERJ em Questão

Links

Links Didáticos

UERJ Amplia Seu Foco no Empreendedorismo: Faculdade de Engenharia Lança a Phoenix, a Sua Incubadora de Empresas

Criada em 26/11/2009 19:00 por mmc | Marcadores: evento fen fotos imp phoenix

Reitor da UERJ Ricardo Vieiralves<br/>Foto: Marcelo Horn

Reitor da UERJ Ricardo Vieiralves
Foto: Marcelo Horn

por Bárbara Perrout
Agencia Uerj de Noticias Cientificas (Agenc) da FCS/UERJ

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo de base tecnológica e sustentável no estado do Rio de Janeiro, a Faculdade de Engenharia (FEN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro inaugurou terça-feira (dia 24/11/2009), em sua extensão localizada em São Cristóvão, na Rua Fonseca Telles, a incubadora de empresas Phoenix.

O evento contou com a presença de importantes figuras, como o Reitor da universidade, Ricardo Vieiralves, o Secretário Especial de Ciência & Tecnologia do município do Rio de Janeiro, Rubens Andrade, a diretora da FEN, Maria Eugenia de Gouvêa e o professor Joel Martins de Medeiros, diretor do projeto, entre outros.

“Hoje é um dia não só de júbilo, mas também de expectativa com relação ao futuro. Essa é uma ação inteligente da FEN, promovendo a integração entre universidade e sociedade, além de desenvolver o mercado de maneira competitiva, criando boas condições econômicas para o estado”, disse o Reitor, pela manhã, na abertura do evento.

Para Rubens Andrade, “é papel da Secretaria de Ciência Tecnologia ser parceira de todos que queiram melhorar o parque tecnológico do Rio, e a Phoenix tem o papel de ajudar a recuperar a centralidade da cidade, não em sentido político, mas de desenvolvimento econômico”.

Segundo os presentes, a incubadora, cujo projeto foi criado em primeiro de julho de 2003, tem algumas alianças estratégicas como, por exemplo, a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) , a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), REINC,  SEBRAE RJ e Instituto Genesis da PUC-RJ. A iniciativa, apesar de sua base tecnológica com foco na atuação em energias renováveis e tecnologia de informação e comunicação, aceita projetos de outras áreas, desde que sejam inovadores e de interesse da comunidade acadêmica da Uerj.

De acordo com o professor Joel Medeiros, foram selecionados oito empreendimentos através do Edital 01 / 2009 da Phoenix , que estão em processo de assinatura de contrato com a Uerj, são eles: BTEC, CONTEC, CMS, Diagnext, Genestock, Giscognition/ Inovagis, Lucid Dreaming e WeDoB.

Joel destacou também o perfil arrojado e inovador de todos esse projetos, além da estrutura acadêmica da incubadora: “no quadro societário das  empresas, futuras  parceiras da PHOENIX , temos 5 doutores, 1 doutorando, 3 mestres, 2 mestrando e 2 alunos de graduação. Dos quadros da  Uerj, temos 2 professores doutores, 1 doutorando, 1 mestrando e 2 alunos de graduação. Contamos, pois, com elevada qualificação acadêmica, com destacada participação  de professores e alunos da UERJ, o que pode contribuir para fortalecer o vínculo acadêmico entre os projetos e a nossa universidade”. E festejou: “faço aqui uma saudação especial à Giscognition/Inovagis e à Lucid Drean,  duas das nossas futuras parceiras que  foram contempladas neste semestre com recursos de subvenção da FINEP/ Programa Nacional  PRIME, o que é motivo de muito orgulho para todos”.

Para saber mais sobre a Phoenix leia a entrevista de Joel Martins de Medeiros em http://www.eng.uerj.br/entrevistas/joel/.

Notícias relacionadas:

Fonte: Bárbara Perrout / Agenc / FCS / UERJ

Professor(es) ou profissionais da FEN-UERJ relacionado(s) com esta notícia


Joel Martins de Medeiros, Maria Eugênia Gouvêa,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-UERJ relacionado(s) com esta notícia


phoenix - Incubadora de Empresas Phoenix

Galeria de imagens

Anexos


Avise Um Amigo
Avise um Amigo


Na sua opinião, qual a relevância desta notícia? (1=Pouco relevante, 5=Muito relevante)

1  2  3  4  5  
Relevância atual: 4.6 (9 votos | ver detalhes)


Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.