Orientação Para Inscrição em Disciplinas 2007/1- Graduação da Engenharia

Criada em 13/03/2007 13:43 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

Prezados Alunos da Graduação da Faculdade de Engenharia

É chegada a hora de realizarmos a Inscrição em Disciplinas para 2007/1 e alguns aspectos, se observados pelos Alunos neste momento, podem trazer tranqüilidade e eficiência na realização deste semestre letivo.

Façam o planejamento com antecedência e analisem todas as alternativas antes de realizarem a inscrição em disciplinas.

Inicialmente estudem com atenção o fluxograma de suas habilitações e ênfases, observando os pontos críticos e trabalhando intensamente para evitar reprovações, principalmente nessas situações.

Procurem não deixar nunca disciplinas do básico para os períodos mais avançados do Curso de Engenharia. Isto além de causar um desestímulo em relação a essas disciplinas do básico, prejudica muito o estágio e pode comprometer, inclusive, eventuais aproveitamentos nas Empresas e participação em Concursos Públicos.

Selecionem apenas o número de disciplinas que possam ser cursadas sem maiores transtornos, segundo as disponibilidades de cada um, evitando principalmente o abandono de disciplinas e a reprovação por faltas. Isto afeta o Coeficiente de Rendimento (CR) e pode prejudicar muito o Aluno em determinadas situações futuras. Observem que muitas Empresas estão fundamentando suas admissões no CR dos candidatos.

O SAID deve ser utilizado apenas em casos muito específicos como a reinscrição em disciplinas e o seu uso indiscriminado só causa transtornos aos Alunos, que perdem assim muito tempo em extensas, desnecessárias e irritantes filas.

Não escolham disciplinas com CONFLITO DE HORÁRIO ou que apresentem PRÉ-REQUISITO NÃO CURSADO. Lembrem-se que a quebra de pré-requisito e a liberação de conflito de horário só serão concedidas em condições muito especiais, que não contrariem as normas da Faculdade e as diretrizes da Universidade. Eventuais concessões só são autorizadas para Alunos Concluintes (com 80% ou mais de créditos concluidos) e não serão abertas exceções.

Se vocês têm alguma dúvida sobre essa questão consultem os PROCEDIMENTOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA SOBRE SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO E CONFLITO DE HORÁRIO, acessando a página da FEN em DESTAQUES - NORMAS E PROCEDIMENTOS ou diretamente no seguinte endereço:  http://www.eng.uerj.br/publico/ProcQuebraConflito.pdf.

Na escolha das disciplinas procurem sempre a orientação do Coordenador da Área, da Coordenadora da Graduação, dos Chefes dos Departamentos Acadêmicos ou dos Professores com quem vocês têm mais afinidade.

Se preferirem vocês podem buscar essa orientação com o Coordenador Pedagógico, com o Orientador Acadêmico e Ouvidor dos Alunos ou diretamente com a Direção da Faculdade de Engenharia.

O nome de todos e como entrar em contato com cada um deles, vocês localizam na página da Faculdade de Engenharia.

Evitem antecipar disciplinas apenas pela inexistência de um pré-requisito. As disciplinas estão colocadas em uma dada posição na grade, observando, em geral, a existência de um conjunto de conhecimentos prévios, necessários ao seu entendimento e melhor aproveitamento.

Se vocês precisarem resolver algum problema de natureza acadêmica ou administrativa dentro da Faculdade de Engenharia, observem que existe um Procedimento específico para este fim. Consultem na página da FEN em DESTAQUES - NORMAS E PROCEDIMENTOS o item relativo a PROCEDIMENTOS PARA ATENDIMENTO AOS ALUNOS ou diretamente no seguinte endereço:

As inscrições em disciplinas ON LINE dos Alunos Ativos ou com Retorno Antecipado autorizado para 2007/1 serão realizadas de 24 a 30 de março de 2007.

Os Alunos que por qualquer motivo não estejam conseguindo realizar a Inscrição em Disciplinas ON LINE deverão procurar imediatamente a Secretaria Geral Acadêmica - sala 5002 (B), impreterivelmente até o dia 30/03/07.

As Inscrições em disciplinas  2007/1 (preenchimento do FIO) para Alunos do Vestibular Estadual UERJ 2007, pré-matriculados ou remanejados nas etapas de classificação ou de 1ª reclassificação ou de 1º remanejamento para ingresso no primeiro semestre serão realizadas nos dias 21 e 22 de março de 2007, em locais a serem definidos pela Secretaria Geral Acadêmica - Sala 5002 (B) - Tel: 2587-7695.

Para as demais etapas de reclassificação do Vestibular UERJ 2007 consultar o Calendário Acadêmico-Administrativo no seguinte endereço:

As inscrições em disciplinas para Alunos aprovados nos processos de Transferência Externa Facultativa, Transferência Interna e Aproveitamento de Estudos para 2007/1 e para Alunos Autorizados pelo Convênio PEC-G (Programa Estudante-Convênio de Graduação) para ingresso em 2007/1 deverão ser realizadas dia 30/03/07, exclusivamente na  Secretaria Geral Acadêmica - sala 5002 (B).

O RID - Resultado de Inscrição em Disciplinas ON LINE estará disponível para os Alunos no dia 04 de abril de 2007 e o SAID - Solicitação de Alteração de Inscrição em Disciplinas será realizado exclusivamente no período de 04 a 28 de abril de 2007, inclusive para cancelamento de disciplinas, na  Secretaria Geral Acadêmica (sala 5002 - bloco B).

A Direção da Faculdade de Engenharia deseja pleno sucesso a todos os Alunos da Graduação da FEN neste semestre letivo.

Luiz Biondi Neto e Carlos Alberto Pereira Correia
Direção da FEN
Gestão Participativa

www.eng.uerj.br/noticias/1173804214-Orientacao+Para+Inscricao+em+Disciplinas+2007+1+Graduacao+da+Engenharia