Clique aqui para trocar sua foto!


    ATIVIDADES E

    INTERESSES


Início
C.V. Lattes
Áreas de Interesse
Artigos
Bancas
Cargos de Chefia ou Coordenação
Disciplinas Lecionadas
Download
Formação
Leitura recomendada
Linhas de Pesquisa
Links
Orientações
Outras Atividades
Perfil
Projetos Acadêmicos
Temas Gerais para Orientação
Trabalhos em Andamento
Versão para impressão
Habilita Edição das Páginas

00


PROFESSOR: Carlos Augusto Arentz Pereira, D.Sc.

Depto.: DESMA

Possui graduação em Engenheira Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Transporte e Logística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Trabalhou na Petrobras entre 1984 e 2016, tendo se graduado como engenheiro de processamento de petróleo na Universidade Corporativa da empresa no Rio de Janeiro. Atuou em diversas áreas e atividades dentro da empresa. Trabalhou 10 anos em refinarias, em controle ambiental, conservação de energia e avaliação de desempenho econômico. Transferido para a sede da empresa continuou lidando com avaliação econômica, depois do que voltou a atuar em eficiência energética, coordenando o programa corporativo. Devido ao seu conhecimento sobre utilização de energia sob suas diversas formas, passou a trabalhar em marketing, junto ao mercado consumidor, desenvolvendo produtos e serviços ligados ao uso de gás natural e energia. Posteriormente nomeado dirigente de duas empresas comercializadoras de energia do Grupo Petrobras. Ao longo dos anos manteve estreita ligação com atividade acadêmica, ministrando diversas disciplinas em cursos internos à empresa, com também externos, coordenando alguns deles há anos. Regularmente é convidado para participar em eventos técnico-científicos no Brasil e no exterior, tendo inclusive representado o País e a empresa em diversas ocasiões. Aprovado em concurso público,foi nomeado Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em julho de 2016.

Atualmente leciona as seguintes disciplinas para a graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária:

-  Planejamento Energético e Recursos Renováveis (tema principal e responsável pela disciplina para alunos de 6° período)

-  Sociedade e Meio Ambiente (para alunos de 1° período)

-  Tópicos Especiais Aplicados à Engenharia Ambiental e Sanitária I

English


Cargos de Chefia ou Coordenação na FEN-UERJ

  • Sub-chefia ou Sub-coordenação de: Depto. de Eng. Sanitária e Meio Ambiente - desma

  • Orientações/Co-orientações na FEN-UERJ

    Ainda não temos material disponível



    Bancas examinadoras na FEN-UERJ

    Ainda não temos material disponível



    Notícias relacionadas na FEN-UERJ


  • Defesa: Análise técnico-econômica de habitações convencionais e populares no estado do Rio de Janeiro. 2017-07-04 16:49:18

    DATA: 10.07.2017 às 14:20



  • Projetos Acadêmicos na FEN-UERJ

    Ver Todos os Projetos de Pesquisa.

    Ainda não temos material disponível



    Informações de Contato:


    5029E


    CV Lattes


    Retorna