PROFESSOR: Heitor Luiz Murat De Meirelles Quintella, DSc (No momento não leciona na FEN)

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Perfil - Descrição -

Áreas de Interesse CorrentesFatores Críticos de Sucesso do Start-up.
Gestão da Cultura e da Mudança Organizacional (com ênfase em Liderança, Skills, availiação de desempenho e remuneração estratégica)
Uso Competitivo de T/I e Planejamento Estratégico (Com ênfase em Customização em massa, segurança de sistemas, facilidade de interface)
Avaliação de Qualidade Percebida, Qualidade de Vida, Satisfação de clientes
Coaching Transacional (Planejamento Estratégico Pessoal para alto desempenho)
Referenciais Teóricos de Expertise Usados na OrientaçãoEssas metodologias fazem parte do projeto FHTC Fatores Humanos e Tecnológicos da Competitividade e usam como referencial teórico o Ciclo de Vida proposto por Porter com seus diagnósticos, bem como conceitos de FCS de Rockart, Modelos neo difusionistas originais (Alvarez e Quintella) e de resiliência de Conner, Modelos de Liderança de Kouzes & Posner – Hersey & Blanchard – Blake & Mouton, Modelo Pine de estratégias competitivas de T/I (com base em estudos de turbulência, segurança de TI e confiabilidade de sistemas), Testes e Conceitos de Parasuraman sobre Qualidade Percebida, bem como métodos extraídos do CMM e , Teorias de RH de Lawler e de Psicologia Organizacional de Berne e de Planejamento estratégico de Steiner.
Métodos e Técnicas Usados na OrientaçãoSão usados nos trabalhos métodos de pesquisa de campo análise estatística gerais e especificos (Kolmogorov Smirnov, Qui Quadrado, Pearson, Kruskall Wallis e Mann Whitney U), Método da análise por lógica matemática, paraconsistente e fuzzy, Métodos de tomada de decisão multicritério
Periódicos Recomendados Para Leitura dos AlunosRevistas: Produção, Gestão e Produção, Gepros, CCEI, RAE, RAC, RA-USP, Rio’s international Journal, International Journal of mass Customization, international Journal of production research, Revista SBPO, JORSA, Revista Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação - FEA USP
Principais autores e artigos recomendados para leitura dos alunos

 QUINTELLA, H. L. M. M., Kouzes, James M. e Posner, Barry Z,LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Maria A., COOPER, D. R. SCHINDLER, P. S., MATTAR, F. N. , PORTER, M. E., LAWLER, E. E. , ROCKART, F. John, RUSSEL, Bertrand,  JURAN, J.M.; GRYNA, F.M.., PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L , PINE, J, POPPER K, SAGAN, C. SCHEIN, Edgard

Cinco Publicações Recentes (3 anos)

QUINTELLA, H. L. M. M. ; Ramos M M ; Biondi Neto L . CRITICAL SUCCESS FACTORS FOR THE LAUNCH OF IPTV (INTERNET PROTOCOL TELEVISON) BY THE BRAZILIAN TELECOMS, AND THE ANALYSIS OF ATTRIBUTES, BENEFITS AND VALUES. RIJ - Rios International Journal on Sciences of Industrial and Systems Engineering and Management, v. 2, p. 1-22, 2008.

QUINTELLA, H. L. M. M. ; OLIVEIRA, J. T. . Mass customisation and IT influence on Brazilian health industries competitiveness. International Journal of Mass Customization, v. 2, p. 128-138, 2007

QUINTELLA, H. L. M. M. ; ROCHA, H. M. . Nível de maturidade e comparação dos PDPs de produtos automotivos Produção SP (Qualis NA). Produção (São Paulo), v. 15, p. 334-346, 2007.                                                                             

QUINTELLA, H. L. M. M. ; VILELA, J. M. . ANÁLISE ESTRATÉGICA SOBRE O EMPREGO DE FEDERAÇÃO DE IDENTIDADE NO CANAL DE INTERNET DAS ORGANIZAÇÕES Produção Qualis A Nacional. Produção (São Paulo), v. 17, p. 358-382, 2007.                                                                                              

QUINTELLA, H. L. M. M. ; ROCHA, H. M. . Avaliação da Maturidade do Processo de Desenvolvimento de Veículos Automotivos (Qualis NA). Gestão e Produção (UFSCar), v. 13, p. 297-310, 2006.

                                                                                                         

 

Áreas Prospectivas de InteresseComportamento do Consumidor, Percepção de marcas, Táticas de precificação e relação com o consumidor, 
Links de Páginas de Suportehttp://heitorquintella.vilabol.uol.com.br/index.htm
https://www.xing.com/profile/Heitor_Quintella
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11967996489687942818
http://br.geocities.com/heitorluizmurat/
http://usuarios.unisys.com.br/~hquintel/sms.html
Orientado Referencial DoutoradoNOME: Henrique Martins Rocha , email, hmartins@aedb.br
publicação: QUINTELLA, Heitor Luiz Murat de Meirelles ; ROCHA, Henrique ; ALVES, Manuela Fontana .
Projeto de Veículos Automotores: Fatores Críticos de Sucesso no Lançamento. Rev. Produção, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 334-346, 2006.
link para CV lattes do orientado http://lattes.cnpq.br/0532941206355027
Orientado Referencial MestradoNome: Américo Brígido Cunha email: americo@pep.ufrj.br;
publicação: CUNHA, Américo Brígido ; BIGGS, Peter ; QUINTELLA, Heitor Luiz Murat de Meirelles . The challenges of integrating Broadband Power Line into existing Telecom Business Models. In: International Symposium on Power-Line Communications and Its Applications, 2005, Vancouver. IEEE Communications Society, 2005. p. 395-399.
link para cv lattes http://lattes.cnpq.br/8848439820424228
Orientado Referencial Graduação 

Referencias de alunos

 
Obrigado Professor,
Mas se não fosse a estrutura oferecida pelo senhor com o orientel, indicação dos artigos e dissertações, site com templates e as todas as orientações eu não teria avançado.

Isac Mendes  CPM - BRAXIS PETROBRAS SUPPLIER Macaé RJ

     

Gostaria novamente de elogiar a sua aula e a sua capacidade de relacionamento com os alunos, isso vem reforçar a minha opinião sobre os cariocas...

 

UNIMED LONDRINA Medicina Preventiva Lucelene Santos Especialista em Promoção de Saúde

   

Gostaria de dizer que fiquei muito impressionada com o curriculo que o senhor possui, mas mais que o curriculo, a simplicidade e carisma, pois como o senhor mesmo mostrou já fez muita coisa, tem muitos titulos, mas também tem família e é uma pessoa paciente e educadissima.

      Natália Rossetto  Presidente Prudente- SP
   

Gostaria de registrar a saudade das nossas manhãs de convivência no MADE e agradecer por ter tido a oportunidade de participar  de discussões de altíssimo nível nas aulas da disciplina de Culturas  Empresariais..Realmente as suas falas contribuíram muito para o meu crescimento pessoal e profissional.

Profª. Sabrina Souza Miranda Delage Coordenadora do Programa de Treinamento Profissional Coordenadora de Extensão Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

  

Professor Quintella, Em nome da turma de Engenharia de Produção que está se formando neste período, gostaria de te convidar para participar da nossa colação, pois o senhor foi escolhido pela turma para ser um dos nossos professores homenageados.

Carlos Reis LOreal Brasil Rio de Janeiro

 

Esta é mais uma demonstração de todo o carinho e admiração que todos os seus pupilos lhe têm.

Antonio Crisostomo Professor da UNIVASF Juazeiro-BA, Petrolina Centro-PE,

 

Tive a sorte de ter um excelente orientador, para me guiar sempre que perdia o foco e me motivar nos momentos difíceis

Leonardo Barros TEC Graf PUC Rio
 
  

O exercício teórico oportunizou um significativo aprendizado. Muito obrigado pelos valiosos conhecimentos que o Sr. nos transferiu. Serão muito úteis e com certeza serão aplicados na prática.

Onésimo Barddal. GE Curitiba

 

Prof. Quintella, obrigado pela oportunidade de me conduzir por mais este sucesso

Leandro Gil  DaimlerChrysler do Brasil Ltda.A/PF - Planejamento de Fábrica e Manutenção

   
Relato abaixo a experiência com o Método de Orientação de Mestrandos -
"Orientel" do Professor Quintella
 
O método proporcia o desenvolvimento de uma pesquisa de forma planejada,
organizada e funcional. Criando as condições para que os objetivos e a
abrangência inicialmente previstos sejam plenamente atendidos dentro dos
limites de prazo previstos. Os passos sugeridos no método levam o
pesquisador a definir com clareza o escopo de sua pesquisa, aplicando um
tempo maior na fase de planejamento em conformidade com as melhores práticas
da gerência de projetos. O "Orientel" busca facilitar o difícil caminho
inicial de pesquisadores que estão no aprendizado do método científico.
Encontros semanais, proporcionam a integração de um grupo de pesquisadores
permitindo a troca de experiências que potencializam o apredizado do grupo.
Pontos de controle são previamente definidos de modo a permitir o
acompanhamento da evolução do desenvolvimento da pesquisa.           
 
Trabalhos Publicados
Artigo: CMM E QUALIDADE DE PRODUTOS DE SOFTWARE NA DATAPREV
Revista Tendências do Trabalho, pp. 30-34, Fevereiro, 2003, ISSN 0101-19669.
 
Apresentação do Trabalho: CMM  e qualidade: caso Dataprev - Anais  de
Resumos do XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP 2003. 
 
 
Rosana Fernandes Osório DIME.O/Implantação de Sistemas DATAPREV
 
  

Ter participado de suas aulas, ter sido orientado por você na minha Dissertação e o nosso sucesso em publicações, congressos e consultorias advindas após o título de Mestre me deixam muito orgulho e certo ao creditar grande parte desse sucesso ao amigo. Este sentimento é compartilhado com outros Mestres e Doutores que passaram por suas sábias e precisas orientações. Tenha plena certeza que você está ajudando a todos nós, a Ciência e a construir um mundo melhor para todos. Mais uma vez um muito obrigado do amigo e admirador

Jorge BRUNO Consultor

   

Tendo concluído o curso de mestrado em dezembro de 2001, gostaria de externar minha experiência na participação no Grupo de Competitividade, procurando assim poder contribuir para o aprimoramento do mesmo.

 Foram vários os aspectos importantes encontrados durante a realização de meu trabalho, mas os descritos abaixo merecem destaque especial. §         Metodologia específica
Um dos pontos de maior importância para o desenvolvimento de meu trabalho acadêmico foi a definição,  desde o início do trabalho, da utilização de uma metodologia específica focada em objetividade e resultados. De forma complementar à disciplina “metodologia científica” - uma das  cadeiras de freqüência obrigatória – esta metodologia foi sempre abordada no Grupo como o balizamento primordial para a condução do trabalho, utilizando técnicas voltadas ao planejamento inicial e avaliação do progresso do trabalho através de seções de grupo coordenadas e acompanhadas pelo Líder do Projeto.

§         Participação de pré-defesas de outros trabalhos do Grupo
Obtive da banca examinadora de meu trabalho uma menção especial sobre a forma organizada e clara com que minha dissertação redigida.
Embora a apresentação de trabalhos monográficos sejam padronizados pela Universidade por uma publicação
específica
[1] a participação de uma pré-defesa como ouvinte é um momento de grande oportunidade para se obter críticas construtivas de trabalhos científicos por outros experientes profissionais da área acadêmica.
O contato direto com críticas e análises em duas pré-defesas como ouvinte, me permitiu conduzir o  trabalho de uma forma organizada e estruturada desde seu início,  e ainda me possibilitou reforçar meu conhecimento na metodologia científica em pontos ressaltados como importantes e/ou críticos.

§         Sessões de Grupo
As sessões de grupo permitiram de uma forma muito rica a troca de experiências entre os participantes. Mesmo para projetos de enfoques diversificados, por estarem baseados em uma mesma metodologia estas sessões sempre apresentaram oportunidades de novas reflexões, aprimoramento, reavaliação de conceitos ou até corroboração de fases de trabalho já concluídas. O esclarecimento de dúvidas pessoais de uma forma sistêmica sempre permitiram aos demais participantes uma busca ao melhor conhecimento principalmente de conceitos científicos.
Ressalta-se a forma pró-ativa e positivista da técnica de Couch utilizada pelo Líder de Projeto para a orientação de trabalhos acadêmicos.

§         Intercâmbio com empresas
Como o desenvolvimento do trabalho do Grupo de Competitividade está baseado em pesquisa de campo, o intercâmbio com empresas através de palestras na própria universidade e de visitas às instalações de empresas é de grande valia, principalmente para aqueles que ainda não participam do mercado de trabalho privado ou estão seguindo a carreira acadêmica. Essas palestras e visitas foram excelentemente selecionadas, orientadas e conduzidas pelo Líder de Projeto de forma a otimizar o contato com executivos que, na pratica, representam a área alvo da pesquisa.

§         Empowerment dos pesquisadores
Este é um ponto que em minha opinião merece especial destaque. Pessoalmente o que posso estratificar em minha participação no grupo foi um ambiente de ricas oportunidades e de troca de experiências; principalmente oferecidas a cada sessão de grupo, a cada palestra, a cada visita e em cada pré-defesa. Empowerment é uma postura muito valorizada no mundo do negócios de hoje em função da grande turbulência e dinamismo que estamos enfrentando no mundo em globalização.
Para um eficiente aproveitamento das oportunidades desta nova realidade mundial, o profissional necessita de um trabalho orientado a resultados, baseados na estratégia e objetivos traçados. Mas,  por outro lado, requer a postura de busca pessoal e de certa forma autônoma na obtenção destes resultados.
Empowerment não é abandono. Os melhores resultados no grupo de pesquisa serão obtidos por aqueles que assim o perceberem e partirem para adotar esta postura nos trabalhos de pesquisas e que entendam ainda que o trabalho de orientação não é o de execução.
Como sugestão, acredito que o incentivo da criação de uma técnica de follow-up com próximos passos e prazos definidos - a serem gerados e apresentados pelos próprios pesquisadores - auxiliariam em muito, principalmente aqueles que ainda são excessivamente dependentes do orientador para o desenvolvimento de seus trabalhos. 
  Na expectativa de poder ter contribuido com minha visão e experiência, desejo sucesso na continuidade do Projeto Fatores Humanos e Tecnológicos da Competitividade. 
Jaci Tadeu Oliveira de Carvalho Gerente de Marketing B BRaun 
  

Tendo realizado a defesa de dissertação de mestrado em setembro de 2004, gostaria de manifestar minha experiência na participação no Grupo de Pesquisa Fatores Humanos e Tecnológicos da Competitividade, procurando assim poder contribuir para o aprimoramento do mesmo.

 

Foram vários os aspectos importantes encontrados durante a realização de meu trabalho, mas os descritos abaixo merecem destaque especial.

 

§         Metodologia específica

Um dos pontos de maior importância para o desenvolvimento de meu projeto de pesquisa foi a definição, desde o início, da utilização de um método de orientação focado em resultados, o Orientel. O método proporciona o desenvolvimento de uma pesquisa de forma planejada, organizada e funcional, de modo que os objetivos sejam atingidos dentro do prazo previsto. Os passos sugeridos no método facilitam a definição do escopo da pesquisa e o planejamento das etapas.

§         Pré-defesas

A banca examinadora de meu trabalho elogiou a forma organizada e consistente de minha dissertação. A participação de pré-defesas de colegas, como ouvinte, permite um melhor entendimento do processo de defesa e representa uma oportunidade ímpar para se obter informações e críticas de trabalhos científicos por experientes profissionais da área acadêmica. A realização de minha pré-defesa me proporcionou obter valiosas críticas construtivas e análises sobre meu trabalho, que me permitiram aperfeiçoar diversos pontos de minha pesquisa e de minha apresentação à banca, além de maior confiança para o dia da defesa.

§         Sessões de Grupo

Encontros semanais proporcionam a integração de um grupo de pesquisadores e a troca de informações, artigos, dissertações, teses e experiências que potencializam o aprendizado de todos os envolvidos. Pontos de controle são previamente definidos de modo a permitir o acompanhamento da evolução da pesquisa pelo Líder do Projeto.

§         Empowerment dos pesquisadores

O método estimula a adoção de uma postura autônoma no desenvolvimento pessoal e científico do orientando, o que é muito valorizado atualmente pelas empresas, em função do momento de turbulência que o mundo enfrenta. Inicialmente “doloroso”, uma vez que assimilamos que o trabalho de orientação não é o de execução, o nosso desenvolvimento ocorre mais rapidamente e os resultados são extremamente gratificantes.

 §         Linhas de pesquisa definidas

O fato do orientador ter claramente definidas suas linhas de pesquisa, com a sugestão de referenciais teóricos sólidos, proporciona segurança ao orientando, maior confiança no orientador e o enriquecimento da discussão entre os pesquisadores de grupo.

 

Na expectativa de poder contribuir para o sucesso do programa de Mestrado do LATEC e do Projeto Fatores Humanos e Tecnológicos da Competitividade

Jeffrey Hanson Costa Empresario de MARKETING

(autor da dissertação “Avaliando Treinamentos em Vendas: Um Estudo da Qualidade dos Serviços Prestados por Organizações de Call Center, Percebida por Clientes da Indústria de Telecomunicações”, aprovada em 09/09/2004)

 
  

Agradeço por compartilhar conosco sua experiência, vivência e conhecimento. Este é um grande "added value" que a cadeira de Sistemas de Informação apresentou.  Além, é claro, da diversidade de oportunidades que estamos tendo: visita técnica, entrevista executiva, contato com o OGC/ITIL (estou sendo conservador, pois devido a complexidade e amplitude do tema, não podemos nos considerar conhecedores!), apresentações dos alunos em sala, apresentações de executivos externos, apresentações dos mestrandos da UFF, fichamento, artigos, livro de Gestão de Mudança, dicas de mercado foram inúmeras, não saberia enumerá-las (Levit Towns, etc.) .Enfim, seguramente, foi a cadeira mais produtiva que fiz até o momento!!!

Sérgio Mokdisse  IBM Brasil

  

Queria aproveitar a oportunidade e agradecer pelo curso dado por você, que foi de grande valia  e manifestar aqui o meu sentimento de satisfação em estar fazendo esse MBA. Realmente é uma oportunidade única estar de volta a sala de aula e poder aprender, ensinar aos colegas e trocar idéias.também discordar de vez enquando,

Joelma Dias Analista de Sistemas

  

Caro Professor Heitor Quintella, O reconheciemnto dos sues alunos não é surpresa porque conhecemos o Seu competente e sério trabalho. Mais uma vez, parabéns !!! Você é realmente um exemplo para todos nós, alunos, servidores e docentes !

Professor Alvaro Garcia do Ó Coordenador UFF

  

Agradecemos ao professor Heitor Quintella pelo apoio, não  somente como professor, mais como Mentor, Desenvolvedor, amigo e conselheiro, pois sem a sua imprescindível  atuação não seria possível  a apresentação deste trabalho, que foi de grande importância no que diz respeito ao  aumento de nossos  conhecimentos, aumento da capacidade profissional e acima de tudo: a conciência de que temos que buscar fazer sempre o melhor possível.

TURMA de 2004/1 Análise e elaboração de projetos

 
  

            Quanto ao processo de orientação e defesa de dissertação convém destacar o profissionalismo e método empreendido pelo Prof. Dr. Heitor Quintella na condução das reuniões com os mestrandos, onde as discussões dos trabalhos individuais são colocadas numa perspectiva de debate em grupo, tanto no que diz respeito à metodologia adotada quanto ao tema escolhido. Isso muito contribuiu para a elaboração de meu projeto e desenvolvimento da dissertação, trazendo resultados positivos ao término do curso. Destacam-se entre esses resultados a publicação de um artigo para uma revista da área de administração e a seleção para apresentação e publicação no ENANPAD 2001.

            No desenvolvimento da ciência e aquisição de conhecimento, acredito que o MADE/UNESA se encontra no caminho certo, contribuindo para a formação de um profissional não só atualizado com os imperativos ambientais, mas principalmente com um questionamento que só a ciência o habilita

Levi Pereira G. de Souza, Msc

  

Muito obrigado pelaorientação e co-autoria no nosso trabalho sobre franquia empresarial. Lembro que esse sucesso só é possível quando o orientador possui um método inteligente, que permita o desenvolvimento da criatividade do mestrando, o que aconteceu no nosso caso.

Ruben de Toledo Petrobras

  

Aproveito a oportunidade para ratificar a minha satisfação com a sua orientação eficaz e eficiente. Estou seguro de que os resultados que estamos colhendo são fruto da sua competente metodologia de trabalho e da amizade que dispensa aos seus orientandos

João Adalberto Camargo Durço Consultor

      

Caro Professor Quintella, A palavra despedida não existe para quem o conheceu.
Será doravante nosso Mestre, sempre  respeitado por quem o conhece e teve a honra de ter sido seu aluno apesar de sermos todos professores. O Professor Quintella no MADE esteve sempre num degrau acima dos outros Professores também excelentes.

Paulo Roberto Siqueira Professor

  

Gostaria de dar um depoimento espontâneo sobre o processo de orientação utilizado pelo Prof. Quintella, que considerei fundamental para o alcance do objetivo de minha aprovação.

A orientação em grupo utilizada pelo Prof. Quintella tem inúmeras vantagens em relação à orientação individual tradicional.  Destaco algumas:

        - proporciona uma sinergia entre os orientados;

        - os orientados que estão em um estágio mais avançado em suas dissertações são estimulados pelo Prof. Quintella a auxiliarem àqueles que estão iniciando, não só incentivando-os a superar as dificuldades iniciais que eles mesmos já passaram, como também compartilhando informações e material de pesquisa utilizado;      

        - a orientação específica dada pelo Professor a determinado aluno é ouvida por todos fazendo com que o processo de orientação fique mais enriquecedor.

Além desses aspectos, o fato do Prof. Quintella ter um determinado dia, horário e local para atender aos seus orientados faz com que possamos programarmos melhor os demais compromissos que temos.  Este horário foi cumprido com assiduidade e pontualidade, o que, no meu caso, ajudou a cumprir meus compromissos pessoais.

Creio que é muito importante em um orientador o incentivo ao aluno.  Nesse aspecto, obtive do Prof. Quintella um estímulo constante a cada progresso que eu fazia, parabenizando-me pelas etapas parciais vencidas.   Isto motivou-me a superar as dificuldades normais em conciliar as diversas obrigações pessoais e profissionais. 

A metodologia do Prof. Quintella prevê, durante a orientação, a publicação de artigo(s) sobre a dissertação e a remessa de trabalho para congressos.  No meu caso, foi publicado no mês de junho último, um artigo na revista Tendências do Trabalho e enviado, este mês, um resumo da dissertação para um congresso internacional.   Isto é uma forma de prestígio ao aluno e ao trabalho desenvolvido.

Penso que um outro ponto importante na orientação é o relacionamento entre o professor e o aluno.  Neste aspecto, gostaria de registrar a atenção recebida de meu orientador, sempre pronto a atender-me em minhas dificuldades, inclusive por telefone. 

 

José Carlos de Freitas  Diretor da ABRH-Associação Brasileira de Recursos Humanos

 
 

Parabéns por mais um paper selecionado para o BALAS. Já tive a experiência de participar e apresentar um trabalho nesse encontro (Tampa, USA, BALAS 2002) e sei o quanto é importante para a comunidade de pesquisa acadêmica e para o próprio profissional.

Parabéns, uma vez mais, ao prof. Heitor Quintella pela sua competência e seriedade na condução dos trabalhos de seu grupo de pesquisadores e na contribuição de discussões acerca do Management.

 

Vilma Tupinambá Silva UNISYS

 


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