Curiosidades

Capilaridade

Em Física, chama-se capilaridade à propriedade dos fluidos de subir ou descer em tubos muito finos.

Esta capacidade de subir ou descer resulta da capacidade de o líquido molhar ou não a superfície do tubo.

Quando um líquido entra em contacto com uma superfície sólida, este vai ser sujeito a dois tipos de forças que actuam em sentidos contrários: a força de adesão, e a força de coesão. A força de adesão tem a ver com a afinidade do líquido para a superfície sólida, e actua no sentido de o líquido molhar o sólido. A força de coesão tem a ver com coesão do próprio líquido, e actua no sentido oposto. Se a força de adesão for superior à de coesão, o líquido vai interagir favorávelmente com o sólido, molhando-o, e formando um menisco. Se a superfície sólida for um tubo de raio pequeno, como um capilar de vidro, a afinidade com o sólido é tão grande que líquido sobe pelo capilar. No caso do mercúrio, acontece o contrário, pois este não tem afinidade com o vidro (a força de coesão é maior).

A tendência do líquido de subir pelo capilar resulta da diferença de pressão gerada pela interface curva entre a fase líquida e a fase gasosa. Essa diferença de pressão pode ser calculada através da Equação de Laplace.

Tensão Superficial

Na física, a tensão superficial é um efeito que ocorre na camada superficial de um liquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica.

A tensão superficial está relacionada com a diferença de pressão entre os dois lados de uma interface pela equação de Laplace:

Em que R1 e R2 são os raios de curvatura da interface.

Atividade Experimetal:

O objetivo desta atividade é ilustrar as forças de tensão superficial.

1)Tomando um pedaço de arame, dê-lhe a forma de um anel.
2)Introduza o anel de arame em uma solução de água com sabão de modo que fique recoberto com uma fina película da solução.
3) Coloque um laço de linha de costura sobre a película e observe a forma tomada pelo laço.
4)Agora, destruindo a película dentro do laço, observe a forma tomada pelo laço.
5) Tomando um pedaço de arame mais grosso, dê-lhe a forma de um anel.
6)Introduza o anel de arame em uma solução de água com sabão de modo que fique recoberto com uma fina película da solução.
7)Sacuda rapidamente o arame para produzir bolhas de sabão, observando a sua forma esférica.

Pressão de Vapor

Pressão de vapor é a pressão exercida por um vapor quando está em equilíbrio com o líquido que lhe deu origem. É uma propriedade física dependente da temperatura. Se um líquido for aquecido num recipiente fechado até uma determinada temperatura, evapora-se até se atingir a pressão de vapor para a temperatura imposta, mantendo-se a partir daí um estado de equilíbrio em que a quantidade de líquido vaporizado é igual à quantidade de vapor condensado.

 

Fonte: Wikipédia - A Enciclopédia Livre

Voltar