Dissertação de Mestrado:
Determinação de Compostos Monoaromáticos Voláteis Provenientes de Emissões de Veículos Leves, em Estacionamentos Subterrâneos

Bárbara Prestos de Castro

PEAMB
Orientador
Prof. Dr. Eduardo Monteiro Martins
Coorientador
Prof. Júlio Domingos Nunes Fortes , D.Sc. 2003 - ENSP/FIOCRUZ - Currículo Lattesk
Banca
* Prof. Dr. Eduardo Monteiro Martins - Faculdade de Engenharia - UERJ
* Prof. Júlio Domingos Nunes Fortes , D.Sc. 2003 - ENSP/FIOCRUZ - Currículo Lattesk
* Prof. Dr. Sérgio Machado Corrêa-Faculdade de Tecnologia Ambiental - UERJ
* Prof. Dr. Glauco Favilla Bauerfeldt-Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ - Instituto de Ciências Exatas
Data - hora da defesa
25/02/2011
Resumo
Este trabalho visa determinar a contribuição das emissões evaporativas provenientes dos veículos leves de passageiro, para a degradação da qualidade do ar atmosférico. O objetivo principal é avaliar as concentrações compostos monoaromáticos voláteis Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xilenos (BTEX) em ambientes confinados, sendo este realizado em um local que caracterize a realidade da frota veicular da Região metropolitana do Rio de Janeiro. As amostras foram coletadas em um estacionamento subterrâneo de um Shopping Center da zona norte do Rio de Janeiro, através do sistema de amostragem ativa, utilizando cartucho de carvão ativo como adsorvente. As amostras foram extraídas com solvente orgânico e analisadas posteriormente por Cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CGEM). As médias dos resultados obtidos foram 52,7 μg.m-3 para o benzeno, 203,6 μg.m-3 para o tolueno, 44,6 μg.m-3 para o etilbenzeno, 115,7 μg.m-3 para os xilenos, sendo o tolueno o composto encontrado em maior abundância. Esses resultados foram comparados com resultados encontrados na literatura de emissões veiculares em ambientes confinados como garagens e túneis. Foi investigada a correlação com as emissões do veículo em movimento, obtidas através de estudos previamente realizados em um túnel de grande circulação e as emissões obtidas no estacionamento subterrâneo. Através desses dados ficou demonstrada diferença das fontes de emissão. Palavras chave: BTEX, Emissões veiculares, poluição atmosférica, ambientes confinados.

Download do Trabalho