Dissertação de Mestrado:
Avaliação de Sistemas Separadores Água e Óleo do Tratamento de Efluentes de Lavagem, Abastecimento e Manutenção de Veículos Automotores.

Linha de Pesquisa:
Controle de Efluentes Líquidos e Emissões Atmosféricas

Marcelo Bernardes Secron

PEAMB
Orientador
Prof. Gandhi Giordano , D.Sc. 2003 - PUC/RJ - Currículo Lattesk
Coorientador
Prof. Olavo Barbosa Filho , D.Sc. 1991 - Imperial College-Londres/Grã-Bretanha - Currículo Lattesk
Banca
* Prof. Odir Clécio Da Cruz Roque , D.Sc. 1997 - ENSP/FIOCRUZ - Currículo Lattesk
* Roberto de Barros Emery Trindade-Participante Externo
* Prof. Gandhi Giordano , D.Sc. 2003 - PUC/RJ - Currículo Lattesk
* Prof. Olavo Barbosa Filho , D.Sc. 1991 - Imperial College-Londres/Grã-Bretanha - Currículo Lattesk
Data - hora da defesa
27/01/2006
Resumo
A atual concepção de tratamento de efluentes líquidos gerados em atividades automotivas (posto de abastecimento,garagem de ônibus, transportadora de carga e outros estabelecimentos afins) adotada no país e representadas pela NBR 14605 (Posto de Serviço-Sistema de Drenagem Oleosa), considera apenas os sólidos e os óçeos e graxas como poluentes resultante das operações de manutenção, abastecimento , lavagem de veículos e limpeza de peças.Nesse sentido, dispositivos denominados separadores água e óleo(SAO´s, em conjunto com caixas de areia, são empregados para a remoção) dos sólidos e do óleo livre gerado nas operações supracitadas. O presente estudo avaliou treze diferentes atividades automotivas, através de um protocolo de monitoramento, envolvendo os parametros:MBAS,DQO, óçeos e graxas,RNFT, materiais sedimentáveis e pH, em paralelo a um teste de óleo e detergente como separador de placas coalescentos ZP-2000. Constatou-se que não são apenas os sólidos e os óleos e graxas que são gerados no efluente líquido das atividades automotivas, Os inúmeros produtos de limpeza , solventes e combustíveis empregados, denominados produtos coadjuvantes,não são tratados pelo SAO`s. apresentando características de emulsificação de óleo presente no efluente automotivo: reduzindo a eficiencia de retenção nos SAO´s além de possuir um potencial poluidor em função da presença de carga organica e compostos refratários. Esse estudo propoe-se a fornecer informações para discussão do assunto em âmbito de projeto de tratamento de efluentes, normativo e de licenciamento ambiental.

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