Projeto de Graduação:
Melhorias Operacionais Para o Corredor da Estrada do Galeão (Transportes)

Ederson Pereira de Lima e José Carlos R. de Souza

DCCT
Orientador
Prof. José De Oliveira Guerra Currículo Lattesk
Coordenador
Prof. José De Oliveira Guerra Currículo Lattesk
Banca
* Prof. Antonio Ribeiro Santana Filho Currículo Lattes
* Prof. Eduardo Leal De Oliveira Currículo Lattesk
* Prof. José De Oliveira Guerra Currículo Lattesk
Data - hora da defesa
31/10/2006
Local da defesa
Sala 5031 - Bloco (B)
Resumo
A maior e mais imnportante via da Ilha do Governador, a Estrada do Galeão, apresenta problemas de fluidez do tráfego, manifestados, principalmente, pela baixa velocidade média em horários de pico do tráfego, atingindo 14km/h no seu trecho mais crítico. O objetivo do Projeto de Graduação é, através dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o de propor um conjunto de medidas de caráter operacional, relacionadas com a Engenharia de Tráfego,a serem introduzidas ao longo da Estrada do Galeão, as quais possam se traduzir em benefícios econômicos para toda a sociedade. Velocidades baixas das correntes de tráfego implicam em maiores tempos de viagem, onerando o custo do deslocamento das pessoas e aumentando o consumo de combustível e a emissão de partículas poluentes na atmosfera. Daí a relevância do tema. Possivelmente, a implementação de medidas operaciopnais poderá representar considerável redução de custos para os usuários e os não usuários da via objeto, além de promover uma melhora da qualidade de vida da população em geral, através da redução dos congestionamentos e da poluição ambiental. A metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto engloba: a coleta de dados existentes (velocidaes médias e fluxos de tráfego e estatísticas de acidentes de trânsito) em diversos órgãos públicos e instituições de ensino superior; a elaboração de pesquisas de campo para complementação dos dados existentes;e a utilização do ferramental do Highway Capacity Manual para avaliação do desempenho operacional da via nas situações antes e depois das melhorias cogitadas. O Projeto está estruturado em 5 (cinco) capítulos: intrdução; coleta e análise de dados; diagnóstico da situação atual (sem melhorias); formulação de propostas de caráter operacional de tráfego para os trechos homogêneos que compõem a via; e conclusões e recomendações. As melhorias operacionais propostas (novos planos semafóricos e sincronismo entre semáforos),por si só, representariam consideráveis aumentos da velocidade média da corrente de tráfego e redução dos atrasdos veiculares ao longo de todo o corredor e, consequentemente, melhores níveis de serviço. Além disso, por enquanto, seria desnecessária a priorização do transporte coletivo (ônibus, vans e kombis regulamentados) sobre o individual, mediante a adoção de uma faixa exclusiva no trecho onde a seção transversal da via permite tal dispositivo sem obras físicas.