Dissertação de Mestrado:
Avaliação de Aspectos Operacionais de Aterros Sanitários: Estudo de Casos
Vinícius Braga da Silveira Sousa
- PEAMB
- Orientador
Profa. Elisabeth Ritter , D.Sc. 1998 - COPPE/UFRJ - k- Banca
* Profa. Elisabeth Ritter , D.Sc. 1998 - COPPE/UFRJ - k
* Prof. Dr. Cícero Antônio Antunes Catapreta - Superintendência de Limpeza Urbana - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
* Prof. Dr. Alexandre Lioi Nascentes - Departamento de Engenharia - UFRRJ
* Profa. Camille Ferreira Mannarino k
* Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - FIOCRUZ
- Data - hora da defesa
- 15/09/2022
- Resumo
- SOUSA, Vinícius Braga da Silveira. Avaliação de aspectos operacionais de aterros sanitários: estudo de casos. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
A disposição final de resíduos sólidos é um dos grandes problemas enfrentados pela população mundial atualmente e afeta cada pessoa individualmente, podendo gerar impactos socioambientais. Em 2020, estavam em operação no Brasil, 652 aterros sanitários, e ainda que os aterros sanitários devessem ser utilizados apenas para a disposição final de rejeitos, isso não acontece. Um dos principais impactos causados pela disposição de resíduos sólidos em locais inapropriados é a contaminação de solos e águas superficiais e subterrâneas pelo lixiviado. Para garantir que os lixiviados gerados nos aterros sanitários não entrem em contato direto com a natureza, além do sistema de impermeabilização de base, são implantados sistemas de drenagem de lixiviados, responsáveis por captar os líquidos, conduzindo-os para tratamento. Portanto, através de visitas técnicas realizadas com um roteiro estruturado em seis aterros sanitários de médio e grande porte, foi possível entender como estão sendo implantados e o funcionamento destes sistemas de drenagem de lixiviados, assim como potenciais problemas causados por deficiências nestes sistemas. Foi observada uma deficiência no monitoramento geotécnico em relação ao controle de pressões internas do maciço de resíduos em todos os seis aterros sanitários. Todos apresentam condições adequadas de operação, porém não é possível afirmar que os sistemas de drenagem de lixiviados terão uma vida útil de serviço que atenda toda a fase de operação e pós-encerramento dos aterros sanitários. Verificou-se também que há dificuldade em analisar em campo as falhas e problemas ocasionados, uma vez que os componentes dos sistemas de drenagem estão aterrados junto dos resíduos, o que dificulta o acesso a esses locais para visualizar e analisar o que está ocorrendo.
Palavras-chave: Líquidos Lixiviados. Drenagem. Aterros Sanitários. Resíduos Sólidos. Chorume.