Dissertação de Mestrado:
Avaliação da Resiliência em Uma Instituição de Ensino Superior: o Caso dos Laboratórios de Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Tuani Souza Ladeira

PEAMB
Orientador
Prof. Ubirajara Aluizio De Oliveira Mattos , D.Sc. 1989 - FAU/USP - Currículo Lattesk
Coorientador
Dra. Karoline Pinheiro Frankenfeld - Deamb - UERJ
Banca
* Prof. Ubirajara Aluizio De Oliveira Mattos , D.Sc. 1989 - FAU/USP - Currículo Lattesk
* Dra. Karoline Pinheiro Frankenfeld (Coorientadora) - Deamb - UERJ
* Dr Igor Laguna Vieira - CNEN
* Prof Dr David Barreto de Aguiar - IFRJ
Data - hora da defesa
21/10/2022
Resumo
LADEIRA, T. S. Avaliação da resiliência em uma instituição de ensino superior: o caso dos laboratórios de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/RJ. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. A precarização do trabalho nas universidades públicas brasileiras tem se tornado uma questão de crescente preocupação dentre pesquisadores, alunos, servidores e público em geral. Laboratórios de pesquisa e ensino apresentam importância chave no desenvolvimento de tecnologias, conhecimento e ferramentas de enfrentamento de problemas como pandemias mundiais, aquecimento global, crise hídrica, crise energética e outras. Assim, os laboratórios de pesquisa e ensino necessitam de atenção quanto a suas capacidades de se manter funcionando mesmo frente a tantas pressões externas. Esta pesquisa, de abordagem exploratória e metodológica, objetiva medir a resiliência das atividades desenvolvidas nos laboratórios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio da elaboração e teste de indicadores de resiliência a fim de propor recomendações para o seu aprimoramento. Para tal, o estudo foi elaborado com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa survey para captar a percepção dos trabalhadores quanto ao nível de conformidade de cada item avaliado. Como resultado, criou-se uma variedade de indicadores para o cálculo de quatro habilidades de resiliência. Como uma média de todos os respondentes, observou-se 44% de resiliência nos laboratórios para a habilidade de resposta, 51% para a habilidade de monitorar, 37% para a habilidade de aprender e 35% para a habilidade de antecipar. As principais fraquezas encontradas diziam respeito a indicadores de investigação de acidentes, antecipação de riscos e treinamentos em segurança laboratorial. Palavras-chave: Grade de Análise de Resiliência. Riscos Ocupacionais. Laboratórios de Pesquisa. Indicadores. Instituição de Ensino.

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