Dissertação de Mestrado:
Avaliação do Consumo de Água de Alunos do Ensino Médio de Instituições Públicas e Privadas do Rio de Janeiro-rj Com Propostas de Racionalização do Uso da Água
Ana Gabriela dos Santos Garcia da Silva
- PEAMB
- Orientador
Prof. Alfredo Akira Ohnuma Júnior , Prof. Dr. - 
- Banca
* Prof. Alfredo Akira Ohnuma Júnior , Prof. Dr. - 
* Prof. Marcelo Obraczka
k
* Profa. Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
- Data - hora da defesa
- 10/07/2017
- Resumo
- À medida que a densidade demográfica aumenta a capacidade dos recursos
hídricos para atender a essa demanda diminui, no Brasil isso ocorre, principalmente,
devido à má gestão no uso das águas urbanas. A atual crise hídrica faz com que se
busquem caminhos para o uso racional da água. O presente trabalho tem como
objetivo avaliar o consumo desagregado de água de alunos do ensino médio em
quatro instituições de ensino localizadas no município do Rio de Janeiro-RJ. O
estudo contempla a realização de entrevistas com os alunos do ensino médio para
identificar os hábitos diários, os pontos de maior consumo de água e possíveis
desperdícios. Com a avaliação do consumo de forma desagregada, foram propostas
medidas para a redução do consumo deste recurso nas escolas, a partir da
instalação de dispositivos economizadores e práticas de educação ambiental. Nas 4
instituições estudadas obteve-se consumo médio diário por aluno entre 8,8 litros a
31,1 litros para vasos sanitários, 3,6 litros a 4,9 litros para torneiras, 0,8 litros a 2,0
litros para bebedouros e de zero litros a 2,9 litros para os chuveiros. Em todas as
escolas percebeu-se que o vaso sanitário é o aparelho de maior consumo de água,
representando de 62% a 78% do consumo médio total de água por aluno. Somando
os consumos totais de todos os aparelhos sanitários, o consumo médio diário por
aluno varia de 14 litros a 40 litros, no entanto é importante destacar que existem
diferenças comportamentais e de infraestrutura nas demais instituições. Para
desenvolver propostas para um uso racional da água, foram analisadas as
sugestões indicadas pelos alunos nos questionários. Em todas as instituições, de
32% a 46% das respostas dos alunos indicaram a conscientização dos alunos,
professores e funcionários da escola, como forma de se alcançar o uso racional da
água, sendo assim é importante que se leve em consideração a elaboração de
projetos de educação ambiental voltados para economia dos recursos hídricos.
Espera-se que esta pesquisa sirva como base para o desenvolvimento de projetos
voltados para economia de água dentro das instituições estudadas, além de modelo
de avaliação de consumo de água para outros estudos que venham a ser
desenvolvidos.
Palavras- chave: Recursos hídricos. Consumo de água. Uso racional da água.
Dispositivos economizadores. Educação Ambiental.