Dissertação de Mestrado:
Avaliação do Consumo de Água de Alunos do Ensino Médio de Instituições Públicas e Privadas do Rio de Janeiro-rj Com Propostas de Racionalização do Uso da Água

Ana Gabriela dos Santos Garcia da Silva

PEAMB
Orientador
Prof. Alfredo Akira Ohnuma Júnior , Prof. Dr. - Currículo LattesInformação Academica
Banca
* Prof. Alfredo Akira Ohnuma Júnior , Prof. Dr. - Currículo LattesInformação Academica
* Prof. Marcelo Obraczka Currículo LattesInformação Academica
* Profa. Dra. Roseantony Rodrigues Bouhid - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Data - hora da defesa
10/07/2017
Resumo
À medida que a densidade demográfica aumenta a capacidade dos recursos hídricos para atender a essa demanda diminui, no Brasil isso ocorre, principalmente, devido à má gestão no uso das águas urbanas. A atual crise hídrica faz com que se busquem caminhos para o uso racional da água. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o consumo desagregado de água de alunos do ensino médio em quatro instituições de ensino localizadas no município do Rio de Janeiro-RJ. O estudo contempla a realização de entrevistas com os alunos do ensino médio para identificar os hábitos diários, os pontos de maior consumo de água e possíveis desperdícios. Com a avaliação do consumo de forma desagregada, foram propostas medidas para a redução do consumo deste recurso nas escolas, a partir da instalação de dispositivos economizadores e práticas de educação ambiental. Nas 4 instituições estudadas obteve-se consumo médio diário por aluno entre 8,8 litros a 31,1 litros para vasos sanitários, 3,6 litros a 4,9 litros para torneiras, 0,8 litros a 2,0 litros para bebedouros e de zero litros a 2,9 litros para os chuveiros. Em todas as escolas percebeu-se que o vaso sanitário é o aparelho de maior consumo de água, representando de 62% a 78% do consumo médio total de água por aluno. Somando os consumos totais de todos os aparelhos sanitários, o consumo médio diário por aluno varia de 14 litros a 40 litros, no entanto é importante destacar que existem diferenças comportamentais e de infraestrutura nas demais instituições. Para desenvolver propostas para um uso racional da água, foram analisadas as sugestões indicadas pelos alunos nos questionários. Em todas as instituições, de 32% a 46% das respostas dos alunos indicaram a conscientização dos alunos, professores e funcionários da escola, como forma de se alcançar o uso racional da água, sendo assim é importante que se leve em consideração a elaboração de projetos de educação ambiental voltados para economia dos recursos hídricos. Espera-se que esta pesquisa sirva como base para o desenvolvimento de projetos voltados para economia de água dentro das instituições estudadas, além de modelo de avaliação de consumo de água para outros estudos que venham a ser desenvolvidos. Palavras- chave: Recursos hídricos. Consumo de água. Uso racional da água. Dispositivos economizadores. Educação Ambiental.

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