Dissertação de Mestrado:
Percepção Socioambiental Aplicada em Instituição de Ensino no Âmbito da Racionalização do Uso da Água a Partir de Aproveitamento de Águas Pluviais

Suéllen da Silva Pereira

PEAMB
Orientador
Prof. Alfredo Akira Ohnuma Júnior , Prof. Dr. - Currículo Lattes
Coorientador
Profa. Dra. Andrea da Paixão Fernandes - UERJ
Banca
* Prof. Alfredo Akira Ohnuma Júnior , Prof. Dr. - Currículo Lattes
* Profa. Dra. Andrea da Paixão Fernandes - UERJ
* Prof. Dr. Otavio Miguez da Rocha Leão - UERJ
* Profa. Dra. Renata Galvão - PUC-RJ
Data - hora da defesa
08/04/2014
Resumo
Devido à falta de água em algumas regiões, o tema aproveitamento de águas pluviais vem se desenvolvendo ultimamente. Fica evidente a importância de sensibilizar as pessoas para que ajam de modo responsável e com consciência. A escola é um espaço de sensibilidade e conscientização que pode educar os alunos junto ao meio escolar e à comunidade local sobre o meio ambiente. O objetivo do presente trabalho foi o de realizar no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) uma pesquisa de percepção ambiental com os alunos do 2º e 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da conscientização pautada na educação ambiental após instalado o sistema de captação de águas pluviais, desenvolvida no projeto de Manejo de Águas Pluviais - MAPLU aprovado pelo FINEP, cujo objetivo é o desenvolvimento de soluções urbanísticas e ambientalmente adequadas de manejo de águas pluviais. Foram realizadas as oficinas com cada grupo focal e aplicados questionários para avaliar os resultados gerados. As oficinas demonstraram um avanço no conhecimento, pois a partir de uma abordagem participativa, os alunos puderam expressar os seus interesses e conhecimentos. Para quantificar o consumo de água no Instituto, foram levantadas informações relativas aos usuários, medições de vazões e faturas de consumos de água disponibilizados pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto - CEDAE. Por meio de entrevistas com amostras de população, verificou-se a frequência e o tempo médio de utilização dos aparelhos, bem como as principais atividades que consomem água. Estimou-se o consumo médio diário de água no CAp-UERJ em 13 L/dia por aluno. Palavras-chave: Percepção Ambiental; Sistema de Captação de Águas Pluviais; Racionalização do Uso da Água.

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