Dissertação de Mestrado:
Águas Pluviais Para Usos Não Potáveis em Escolas Municipais: Estudo de Caso na Região da Baixada de Jacarepaguá, Rj
Carla Ribeiro da Silva Peixe
- PEAMB
- Orientador
Profa. Luciene Pimentel Da Silva , Ph.D. 1997 - Univ. Newcastle/Inglaterra - k- Coorientador
Profa. Rosa Maria Formiga Johnsson , D.Sc. 1998-Univ. de Paris XII/ França - k- Banca
* Profa. Luciene Pimentel Da Silva , Ph.D. 1997 - Univ. Newcastle/Inglaterra - k
* Profa. Rosa Maria Formiga Johnsson , D.Sc. 1998-Univ. de Paris XII/ França - k
* Prof. Júlio Domingos Nunes Fortes , D.Sc. 2003 - ENSP/FIOCRUZ - k
* Prof. Dr. Marconi Fonseca de Moraes - UFJF
- Data - hora da defesa
- 12/03/2012
- Resumo
- A captação de águas pluviais não constitui nova estratégia ou tecnologia.
Recentemente tem sido proposta em regiões bem desenvolvidas ou em
desenvolvimento (periurbanas) em resposta a grandes períodos de estiagens,
aumento da demanda por água, maior conscientização pública das enchentes
urbanas e sua gênese, e aumento do interesse em práticas de construções
sustentáveis, que integram também o uso racional da água. As escolas constituem
uma importante fundação da nação e têm influência no desenvolvimento da
sociedade e da sensibilização/conscientização sobre as questões ambientais. Muitos
dos usos da água nas escolas envolvem usos menos nobres da água. Neste
contexto, nessa dissertação de mestrado, além da análise de marcos legais no
assunto, foi realizada pesquisa de opinião (entrevista e questionário) junto a atores
que interferem no processo decisório da utilização das águas pluviais nas escolas
para fins não potáveis. Foram observadas as condições físico-construtivas das
escolas do município do Rio de Janeiro, sobretudo na região da 7a. CRE, que
abrange a Baixada de Jacarepaguá, área de expansão da cidade. Foi implementada
uma unidade para coleta e caracterização da qualidade das águas pluviais, além da
caracterização e estudo dos volumes de primeiro descarte (first flush). Os
parâmetros de qualidade da água pH, T, OD, ORP, Tu, STD, Condutividade e
Salinidade, foram observados com auxílio de sonda multiparâmetros e, através de
análise laboratorial de acordo com o Standard Methods, os coliformes
termotolerantes. No estudo de percepção, foi verificada uma grande aceitação do
aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis, embora diretores de escola
tenham apresentado informações/percepções divergentes sobre consumo e contas
de água das escolas de sua coordenadoria. Na análise dos parâmetros de qualidade
da água versus registros pluviométricos foi observada variabilidade nos eventos
pluviométricos observados que limitaram a correlação entre os mesmos, e acabou
limitando a conclusão dos estudos de volumes para primeira lavagem e descarte
(first flush). Os resultados da pesquisa permitem recomendar a implementação de
políticas públicas para aproveitamento de águas pluviais para fins não potáveis nas
escolas, mas, com o devido apoio tecnológico. Recomenda-se o aperfeiçoamento e
automatização do sistema de coleta de águas pluviais para os estudos de first flush
e otimização dos volumes de descarte.
Palavras-chave: Abastecimento e águas pluviais; Escolas municipais; Usos não
potáveis; Primeira lavagem - first- flush.