Dissertação de Mestrado:
Sistema de Apoio Ao Planejamento e Monitoramento Territorial Para a Zona Costeira - Estudo de Caso: Estado do Rio de Janeiro
Karla de Almeida Cristello
- GEOM
- Orientador
Prof. Luiz Henrique Aguiar De Azevedo , Doutor em Geografia (Geografia Física). USP, 1994 -
k- Coorientador
- Liane Maria Azevedo Dornelles, D.Sc.
- Banca
* Prof. Luiz Henrique Aguiar De Azevedo , Doutor em Geografia (Geografia Física). USP, 1994 -
k
* Liane Maria Azevedo Dornelles, D.Sc.
* Luiz Carlos de Sá Carvalho, D.Sc., PUC/RJ
* Prof. Mauro Sérgio Fernandes Argento
k
- Data - hora da defesa
- 25/04/2005
- Resumo
- A Zona Costeira é marcada pela transição de ambientes terrestres e marinhos, com interações que lhe conferem um caráter de fragilidade e grande importância estratégica na vida da sociedade, se tornando um espaço privilegiado para o planejamento, haja vista a existência de conflitos de interesses entre setores de atividades distintas.
Em 1988 o governo brasileiro instituiu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, visando o uso racional da Zona Costeira, seus recursos e prever o seu zoneamento com uso de normas.
Este trabalho descreve as etapas na elaboração de um instrumento que objetiva modelar, implementar e subsidiar potenciais usuários com ações que necessitam de informações relacionados à Zona Costeira no Estado do Rio de Janeiro, mas que não são especialistas nas técnicas de geoprocessamento e sim conhecedores do campo de aplicação para o qual o sistema foi construído. Fez-se também uma associação com os diversos vetores de desenvolvimento e ocupação da zona costeira e os instrumentos do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.
O programa criado (SISPLAMTE GERENCIAMENTO COSTEIRO), apresentou uma boa performance em termos de funcionamento e procedimentos, em ambiente digital, onde foi possível atingir todos os objetivos propostos.