Dissertação de Mestrado:
Modelagem Ambiental de Cenários de Potencialidade à Ocorrência de Incêndios no Parque Nacional de Itatiaia/rj.
Leonardo de Carvalho Valentim da Silva
- GEOM
- Orientador
Prof. Luiz Henrique Aguiar De Azevedo , Doutor em Geografia (Geografia Física). USP, 1994 -
k- Coorientador
- Manoel do Couto Fernandes, D.Sc. UFRJ
- Banca
* Prof. Luiz Henrique Aguiar De Azevedo , Doutor em Geografia (Geografia Física). USP, 1994 -
k
* Manoel do Couto Fernandes, D.Sc. UFRJ
* Mauro Sergio Fernandes, D.Sc. - UERJ
* Paulo Márcio Leal de Menezes, D.Sc. UFRJ
- Data - hora da defesa
- 24/10/2006
- Resumo
- Os incêndios vêm modificando progressivamente a paisagem do Parque Nacional do Itatiaia. Sua freqüência reduz o número de árvores e facilita a propagação de espécies que dificultam a regeneração de outras plantas. Além disso, o fogo modifica o solo, com perda de nutrientes e possibilidade de erosão e compactação.
O presente trabalho visa diagnosticar e avaliar o estado de vulnerabilidade atual na área de estudo, no que diz respeito a um grande potencializador da retração florestal, que se constitui como um dos principais problemas do parque: a deflagração e propagação de incêndios. Para isso, foi elaborado um modelo de potencialidade a incêndios em áreas de cobertura vegetal, pautado nas técnicas de Geoprocessamento, a partir do método analíticointegrativo que resultou na identificação e classificação das regiões do parque de acordo com suas potencialidades.
Tal estudo será de grande importância, na medida em que localiza e caracteriza as áreas mais sensíveis e propícias à ocorrência de incêndios, possibilitando um melhor planejamento de prevenção, combate e controle de queimadas no Parque Nacional do Itatiaia.
Palavras-Chave: Incêndios, Itatiaia.