Dissertação de Mestrado:
Metodologia de Seleção de Áreas Marítimas Portuárias Para Atualização de Dados de Levantamentos Hidrográficos Baseada em Lógica Nebulosa

Sebastião Simões de Oliveira

GEOM
Orientador
Flávio Joaquim de Souza, D.Sc., UERJ
Banca
* Flávio Joaquim de Souza, D.Sc., UERJ
* Prof. José Carlos Penna De Vasconcellos , Doutor em Eng. Civil, EP-USP, Brasil. 2003. - Currículo Lattesk
* Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva, D.Sc., IME
Data - hora da defesa
14/02/2007
Resumo
As atuais exigências da segurança à navegação tornam essencial a exatidão das informações existentes nas cartas náuticas e, conseqüentemente, uma constante atualização das mesmas através de levantamentos hidrográficos. O estabelecimento da necessidade e de uma prioridade para realização desses levantamentos, devido ao tempo e custos envolvidos, torna­se, portanto, fundamental. É imprescindível, nesse caso, obter um critério técnico que exprima se determinada área tem potencial interesse para ser levantada dentro de uma porção do espaço geográfico. Informações como data do último levantamento, instabilidade do fundo oceânico, volume do tráfego marítimo; além de fatores econômicos, ecológicos e políticos, podem ser utilizadas como indicadores para o estabelecimento desse critério. Entretanto a classificação temática dos indicadores pelos métodos tradicionais tem suas fronteiras e limites rígidos, enquanto a realidade nos mostra que os dados temporais, geobiofísicos e econômicos não devem ser expressos por uma abordagem Booleana do tipo pertence e não pertence. Nesta dissertação uma abordagem deste problema para as áreas marítimas portuárias é apresentada utilizando um Sistema de Inferência Fuzzy em conjunto com um SIG, permitindo assim, uma melhor modelagem das fronteiras dos indicadores em zonas de transição no estabelecimento do critério de seleção. Palavras-Chave: levantamento hidrográfico, carta náutica, Lógica Nebulosa, SIG.

Download do Trabalho