Dissertação de Mestrado:
Modelagem do Comportamento Dinâmico de Passarelas Tubulares em Aço e Mistas (Aço-concreto).

Gilvan Lunz Debona

PGECI
Orientador
Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 - Currículo Lattesk
Coorientador
Profa. Ana Cristina Castro Sieira , Doutor PUC-Rio - Brasil - 2003 - Currículo Lattes
Banca
* Prof. Francisco José Da Cunha Pires Soeiro , Doutor, University of Florida, EUA, 1990 - Currículo Lattesk
* Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 - Currículo Lattesk
* Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 - Currículo Lattes
* Profa. Ana Cristina Castro Sieira , Doutor PUC-Rio - Brasil - 2003 - Currículo Lattes
* Prof.Dr.Wendell Diniz Varela - UFRJ
* Prof.Dr.Fábio Pereira Figueiredo - PUC-RJ
Data - hora da defesa
09/12/2011
Resumo
A experiência e o conhecimento dos engenheiros estruturais aliados ao emprego de novos materiais, tecnologias e processos construtivos têm conduzido ao projeto de passarelas tubulares em aço e mistas (aço-concreto) bastante arrojados. Este fato tem gerado estruturas de passarelas esbeltas e, consequentemente, os estados de limites associados a este tipo de estrutura têm sido modificados. Uma consequência direta desta tendência de projeto é o aumento considerável do problema de vibrações em passareas de pedestres. Considerando-se todos estes aspectos e diante da relevância do tema, esta dissertação de mestrado apresenta como objetivo principal a modelagem numérica do comportamento dinâmico de passarelas tubulares em aço e mistas (aço-concreto). Para tal, o sistema estrutural estudado corresponde a uma estrutura real, existente na cidade do Rio de Janeiro, sendo composta por três vãos (32,5m, 17,5m e 20,0m, respectivamente) e dois balanços (7,50m e 5,0m, respectivamente), apresentando um comprimento total de 82,5m. A passarela é composta por uma estrutura tubular de aço (treliças metálicas) e lajes de concreto, formando um sistema misto com interação completa. O modelo estrutural é submetido correntemente à travessia de pedestres e ciclistas. Testes experimentais foram realizados sobre o modelo estrutural e confrontados com resultados numéricos obtidos nesta investigação. Para a modelagem numérica do sistema são empregadas técnicas usuais de discretização, via método dos elementos finitos (MEF), por meio do programa ANSYS. Com base na metodologia de análise desenvolvida, a partir da obtenção dos resultados experimentais e numéricos, a resposta dinâmica da passarela, em termos das frequências naturais e acelerações de pico, é comparada com os valores limites propostos por normas e recomendações de projeto, objetivando uma avaliação do desempenho da estrutura, no que diz respeito ao problema de vibrações oriundo do caminhar dos pedestres. As conclusões alcançadas ao longo deste trabalho de pesquisa revelam que as acelerações máximas obtidas na análise (acelerações de pico), apresentam valores elevados indicando que a passarela tubular investigada apresenta problemas relacionados com o conforto humano.

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