Dissertação de Mestrado:
Análise de Fadiga em Pontes Rodoviárias de Concreto Armado.
Antônio Jorge de Figueiredo Ahi
- PGECI
- Orientador
Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 -
k- Coorientador
Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 - 
- Banca
* Profa. Maria Elizabeth Da Nóbrega Tavares , Doutor, UFRJ, Brasil, 2000 - 
* Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 -
k
* Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 - 
* Prof. Sebastião Arthur Lopes De Andrade
k
* Prof.Dr.Raul Rosas e Silva - PUC-RJ
- Data - hora da defesa
- 21/08/2009
- Resumo
- As pontes rodoviárias de concreto armado estão sujeitas às ações dinâmicas
variáveis devido ao tráfego de veículos sobre o tabuleiro. Estas ações dinâmicas
podem gerar o surgimento das fraturas ou mesmo a sua propagação na estrutura. A
correta consideração destes aspectos objetivou o desenvolvimento de um estudo, de
forma a avaliar os esforços do tráfego de veículos pesados sobre o tabuleiro. As
técnicas para a contagem de ciclos de esforços e a aplicação das regras de dano
acumulado foram analisadas através das curvas S-N de diversas normas estudadas.
A ponte rodoviária investigada é constituída por quatro vigas longitudinais, três
transversinas e por um tabuleiro de concreto armado. O modelo computacional,
desenvolvido para a análise dinâmica da ponte, foi concebido com base no emprego
de técnicas usuais de discretização através do método dos elementos finitos. O
modelo estrutural da obra de arte rodoviária estudada foi simulado com base no
emprego de elementos finitos sólidos tridimensionais. Os veículos são representados
a partir de sistemas “massa-mola-amortecedor”. O tráfego dessas viaturas é
considerado mediante a simulação de comboios semi-infinitos, deslocando-se com
velocidade constante sobre o tabuleiro da ponte. As conclusões deste trabalho
versam acerca da vida útil de serviço dos elementos estruturais de pontes
rodoviárias de concreto armado submetidas às ações dinâmicas provenientes do
tráfego de veículos pesados sobre o tabuleiro.
Palavras-chave: Análise dinâmica, pontes rodoviárias esconsas de concreto, fadiga,
modelagem computacional.