Dissertação de Mestrado:
Análise de Fadiga em Pontes Rodoviárias de Concreto Armado.

Antônio Jorge de Figueiredo Ahi

PGECI
Orientador
Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 - Currículo Lattesk
Coorientador
Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 - Currículo Lattes
Banca
* Profa. Maria Elizabeth Da Nóbrega Tavares , Doutor, UFRJ, Brasil, 2000 - Currículo Lattes
* Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 - Currículo Lattesk
* Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 - Currículo Lattes
* Prof. Sebastião Arthur Lopes De Andrade Currículo Lattesk
* Prof.Dr.Raul Rosas e Silva - PUC-RJ
Data - hora da defesa
21/08/2009
Resumo
As pontes rodoviárias de concreto armado estão sujeitas às ações dinâmicas variáveis devido ao tráfego de veículos sobre o tabuleiro. Estas ações dinâmicas podem gerar o surgimento das fraturas ou mesmo a sua propagação na estrutura. A correta consideração destes aspectos objetivou o desenvolvimento de um estudo, de forma a avaliar os esforços do tráfego de veículos pesados sobre o tabuleiro. As técnicas para a contagem de ciclos de esforços e a aplicação das regras de dano acumulado foram analisadas através das curvas S-N de diversas normas estudadas. A ponte rodoviária investigada é constituída por quatro vigas longitudinais, três transversinas e por um tabuleiro de concreto armado. O modelo computacional, desenvolvido para a análise dinâmica da ponte, foi concebido com base no emprego de técnicas usuais de discretização através do método dos elementos finitos. O modelo estrutural da obra de arte rodoviária estudada foi simulado com base no emprego de elementos finitos sólidos tridimensionais. Os veículos são representados a partir de sistemas “massa-mola-amortecedor”. O tráfego dessas viaturas é considerado mediante a simulação de comboios semi-infinitos, deslocando-se com velocidade constante sobre o tabuleiro da ponte. As conclusões deste trabalho versam acerca da vida útil de serviço dos elementos estruturais de pontes rodoviárias de concreto armado submetidas às ações dinâmicas provenientes do tráfego de veículos pesados sobre o tabuleiro. Palavras-chave: Análise dinâmica, pontes rodoviárias esconsas de concreto, fadiga, modelagem computacional.

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