Dissertação de Mestrado:
Modelagem Numérica de Elementos Tracionados em Aço Inoxidável Com Parafusos Defasados.
André Tenchini da Silva
- PGECI
- Orientador
Prof. Luciano Rodrigues Ornelas De Lima , Doutor, PUC-Rio, Brasil, 2003 - k- Coorientador
Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 - - Banca
* Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 -
* Prof. Luciano Rodrigues Ornelas De Lima , Doutor, PUC-Rio, Brasil, 2003 - k
* Prof. Sebastião Arthur Lopes De Andrade k
- Data - hora da defesa
- 18/08/2009
- Resumo
- Atualmente, a utilização do aço inoxidável em elementos estruturais é
considerada uma solução cara para os problemas da engenharia estrutural. Todavia,
mudanças de atitudes dentro da construção civil, uma transição global para um
desenvolvimento sustentável e redução em impactos ambientais têm seguramente
provocado um aumento na utilização do aço inoxidável.
As normas de projeto de aço inoxidável atuais são, em grande parte,
baseadas em analogias assumidas com o comportamento de estruturas
desenvolvidas com aço carbono. Todavia, o aço inoxidável apresenta quatro curvas
não-lineares tensão versus deformação (tensão e compressão, paralela e
perpendicular a laminação do material), sem patamar de escoamento e região de
encruamento claramente definidos, modificando assim, o comportamento global das
estruturas que o utilizam.
Em elementos estruturais submetidos a forças axiais de tração, a ruptura da
seção líquida representa um dos estados limites últimos a serem verificados. Com o
objetivo de se avaliar a resistência a tração de elementos estruturais aparafusados
em aço inoxidável S304, este trabalho apresenta um modelo numérico baseado no
método dos elementos finitos através do programa Ansys (versão 11). A nãolinearidade do material foi considerada através do critério de plastificação de Von
Mises e curvas tensão versus deformação verdadeira. A não-linearidade geométrica
foi introduzida no modelo através da Formulação de Lagrange atualizado. O modelo
numérico foi calibrado com resultados experimentais obtidos em ensaios de
laboratório, a partir de ligações aparafusadas alternadas rígidas, onde não se ocorre
nenhuma rotação entre os membros, transferindo nenhum momento fletor, apenas
esforço normal e cisalhante.
Palavras-chave: Estruturas em Aço Inoxidável. Ligações Aparafusadas. Resistência
a Tração. Análise Não-Linear. Análise de Elementos Finitos.