Dissertação de Mestrado:
Verificação à Fadiga de Pontes Rodoviárias Mistas (Aço-concreto)
Fernando Nahid Leitão
- PGECI
- Orientador
Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 - k- Coorientador
Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 - - Banca
* Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 - k
* Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 -
* Prof. Luciano Rodrigues Ornelas De Lima , Doutor, PUC-Rio, Brasil, 2003 - k
* Prof. Sebastião Arthur Lopes De Andrade k
* Prof.Dr.Raul Rosas e Silva - PUC-RJ
- Data - hora da defesa
- 06/03/2009
- Resumo
- As pontes rodoviárias mistas (aço-concreto) estão sujeitadas às ações
dinâmicas variáveis, por exemplo, devido ao tráfego de veículos sobre a superfície
irregular do pavimento. Estas ações dinâmicas podem gerar a nucleação de fraturas
ou mesmo a sua propagação sobre a estrutura. A correta consideração desses
aspectos objetivou o desenvolvimento de uma metodologia de análise, com a
finalidade de avaliar os níveis dos esforços e tensões oriundos do tráfego dos
veículos sobre a superfície irregular do pavimento e, bem como, proceder uma
verificação à fadiga de obras de arte rodoviárias em aço e mistas (aço-concreto).
Para tal, as técnicas para a contagem de ciclos de tensão e a aplicação das regras
de dano acumulado foram analisadas através de curvas do tipo S-N, associadas a
diversas normas de projeto. A ponte rodoviária mista (aço-concreto) investigada
neste estudo é constituída por quatro vigas de aço longitudinais e por um tabuleiro
de concreto armado. O modelo numérico-computacional, desenvolvido para a
análise dinâmica da ponte, foi concebido com base em técnicas usuais de
discretização através do método dos elementos finitos. Simulam-se as almas das
vigas de aço e as lajes de concreto do tabuleiro através de elementos finitos de
casca. As mesas dessas vigas, transversinas e os enrijecedores são modelados por
elementos de viga tridimensionais. Os veículos são representados a partir de
sistemas "massa-mola-amortecedor". O tráfego dessas viaturas é considerado
mediante a simulação de comboios semi-infinitos, deslocando-se com velocidade
constante sobre a ponte. As conclusões da presente investigação versam acerca da
vida útil de serviço dos elementos estruturais de pontes mistas (aço-concreto).
Palavras-chave: Análise dinâmica, pontes rodoviárias mistas, fadiga, irregularidade
de pavimento, modelagem computacional.