Dissertação de Mestrado:
Influência da Velocidade, do Espaçamento e do Número de Veículos Sobre a Resposta Dinâmica de Pontes Rodoviárias de Concreto Armado

Elvis Dinati Chantre Lopes

PGECI
Orientador
Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 - Currículo Lattesk
Coorientador
Profa. Maria Elizabeth Da Nóbrega Tavares , Doutor, UFRJ, Brasil, 2000 - Currículo Lattes
Banca
* Profa. Maria Elizabeth Da Nóbrega Tavares , Doutor, UFRJ, Brasil, 2000 - Currículo Lattes
* Prof. Francisco José Da Cunha Pires Soeiro , Doutor, University of Florida, EUA, 1990 - Currículo Lattesk
* Prof. José Guilherme Santos Da Silva , Prof. Associado, Doutor, PUC-Rio, 1996 - Currículo Lattesk
* Prof. Pedro Colmar Gonçalves Da Silva Vellasco , Doutor, University of London, Inglaterra, 1992 - Currículo Lattes
* Prof. Luciano Rodrigues Ornelas De Lima , Doutor, PUC-Rio, Brasil, 2003 - Currículo Lattesk
* Prof.Dr.Paulo Batista Gonçalves - PUC-RJ
Data - hora da defesa
07/08/2008
Resumo
Nesta dissertação são avaliados os efeitos dinâmicos provenientes da travessia de comboios de veículos sobre o tabuleiro irregular de obras de arte rodoviárias de concreto armado. O modelo matemático empregado para simular o comportamento do sistema “veículo-ponte” considera a participação da massa e da rigidez das viaturas na definição das freqüências do sistema e, conseqüentemente, a força de interação entre os veículos e a ponte é afetada pela flexibilidade desta. A ponte é modelada a partir do emprego de elementos finitos de barra unidimensionais e discretizado com massas concentradas e flexibilidade distribuída. O modelo de veículo empregado baseia-se no veículo TB-12 preconizado pela norma brasileira NBR 7188. Este veículo é simulado por sistemas de massas, molas e amortecedores sendo descrito por graus de liberdade à translação e rotação no plano. As irregularidades da pista são definidas por um modelo não-determinístico com base na densidade espectral do pavimento. O carregamento sobre a ponte é constituído por sucessões de veículos deslocando-se com velocidade constante sobre a obra. Devido à própria natureza das irregularidades da pista e do comboio de veículos, atenção especial é concentrada na fase permanente da resposta do sistema. São estudadas as respostas de dois modelos estruturais existentes, com base em tabuleiros isostáticos, em concreto armado, com e sem balanços, em seção do tipo “T” e duplo “T”, respectivamente, em termos de deslocamentos e esforços nas seções onde ocorrem os efeitos máximos. As conclusões do trabalho versam sobre a influência da velocidade, espaçamento e do número de veículos, referentes a situações distintas de carregamento, no que tange a resposta dinâmica das pontes rodoviárias de concreto armado. A magnitude dos efeitos dinâmicos associados à interação dos veículos com o pavimento irregular também é investigada. Palavras-chave: Análise Dinâmica, Pontes Rodoviárias de Concreto Armado, Comboios de Veículos, Irregularidades da Pista, Modelagem Computacional.

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