Dissertação de Mestrado:
Estimação de Velocidade de Composições Usando Processamento de Vídeo
Evelyn da Silva Viana
- PEL
- Orientador
Prof. Lisandro Lovisolo , D.Sc., 2006, COPPE/UFRJ, Brasil -
k- Banca
* Profa. Maria Luiza Fernandes Velloso
k
* Prof. Lisandro Lovisolo , D.Sc., 2006, COPPE/UFRJ, Brasil -
k
* Profa.Dra.Karla Tereza Figueiredo Leite - PUC-RJ
* Prof. Dr. Alexandre Gomes Ciancio - USC
- Data - hora da defesa
- 05/08/2011
- Resumo
- Esta dissertação tem como objetivo estudar um método para estimar a velocidade de
veículos ferroviários usando processamento de vídeos. O sistema proposto consiste na
utilização de câmeras ao longo das vias férreas que permitam não só o monitoramento do
tráfego ferroviário, mas cujo vídeo captado pose ser utilizado para a obtenção de estimativas
para a velocidade instantânea dos trens que por ela trafegam. Tal sistema seria utilizado
independentemente dos sistemas de controle já utilizados pela operadora do sistema
ferroviário, permitindo que os controladores possam ter uma segunda análise no caso de falha
da primeira, assim como um modelo que permita avaliar a velocidade instantânea do veiculo
ferroviário ao longo do percurso. Os algoritmos de rastreamento empregados para esse fim
abordaram diferentes métodos. Confrontou-se os resultados obtidos com dados empíricos de
forma a determinar aquele com melhor resposta dadas as características do sistema. O
algoritmo que apresentou os melhores resultados emprega um único bloco de referência,
mantido em uma posição fixa ao longo de todos os quadros comparados. A métrica de
similaridade responsável por determinar quais blocos são mais ou menos similares dentro do
universo de busca estipulado é a soma de diferenças absolutas (SAD, Sum of Absolute
Differences). O tempo de processamento requerido por cada um dos métodos de rastreamento
estudados também foi considerado nas avaliações de resultados apresentadas. Uma
comparação realizada entre as velocidades coletadas e aquelas informadas pelo sistema de
controle mostraram que os resultados obtidos com o sistema atual, utilizando a sinalização
apenas por circuito de via apresenta resultados pouco confiáveis com erros bastante
significativos.Os resultados obtidos com o sistema proposto apresentaram erros menores
quando comparados àqueles obtidos pelo sistema vigente, apresentando-se assim como uma
solução viável e de baixo custo quando comparada às técnicas atualmente empregadas para a
medida de velocidade de trens.
Palavras-chave: Detecção de Movimento, SAD, Velocidade do Trem