Projeto de Graduação:
Modelagem Numérica do Terreno (Mnt) a Partir de Dados Levantados Com Receptores Gps e Estação Total em Área Sujeita a Processos Erosivos Costeiros (Engenharia Cartográfica)

Cláudio Quaresma Pereira

CARTO
Orientador
Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro , Dr. em Geografia, 2005 (UFF) - Currículo Lattesk
Coordenador
Prof. Gilberto Pessanha Ribeiro , Dr. em Geografia, 2005 (UFF) - Currículo Lattesk
Banca
* Prof. Amauri Ribeiro Destri , MSc - Currículo Lattesk
* Prof. Jorge Luis Nunes e Silva Brito , Ph.D. in Mapping and GIS. The Ohio State University, OSU, EUA, 1997. - Currículo Lattesk
* Prof. Mauro Pereira De Mello Currículo Lattesk
Data - hora da defesa
08/02/2007 às 14:00
Local da defesa
Sala de Multimídia da Faculdade de Engenharia UERJ
Resumo
O comportamento dinâmico de feições costeiras, há tempos intriga o homem. Entender o comportamento desses processos requer a busca de informações em várias áreas. O apoio da cartografia nesses estudos é de fundamental importância, sendo que este trabalho visa fornecer subsídios à Geomorfologia Costeira. O balneário de Atafona, 2º distrito de São João da Barra – RJ, é a região em estudo que sofre a ação de processos erosivos intensos desde os anos cinquenta do século XX. A primeira etapa do trabalho foi realizada na área urbana de Atafona, com o uso de estação total, para caracterização de cristas e cavas no relevo, possibilitando a geração de mapas de isolinhas. Em outra etapa, foi feito o monitoramento de parte do campo de dunas, em quatro épocas distintas, na zona de maior risco erosivo. Para essa etapa do trabalho foram executados levantamentos com equipamentos que fazem uso do Sistema de Posicionamento Global (GPS), que proporcionaram a criação de modelos numéricos do terreno (MNT). Todas as etapas foram apoiadas no uso de ferramentas computacionais, especificamente SURFER8 e SPRING4.3.