Dissertação de Mestrado:
Coleta Seletiva Solidária de Resíduos Recicláveis Dirigida à Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro - Estudo de Caso
Linha de Pesquisa:
Saneamento Ambiental - Controle da Poluição Urbana e IndustrialRaquel Flavia Pires Bento
- PEAMB
- Orientador
Prof. Elmo Rodrigues Da Silva , D.Sc. 1998 - ENSP/FIOCRUZ - k- Coorientador
Prof. Ubirajara Aluizio De Oliveira Mattos , D.Sc. 1989 - FAU/USP - k- Banca
* Prof. Elmo Rodrigues Da Silva , D.Sc. 1998 - ENSP/FIOCRUZ - k
* Prof. Ubirajara Aluizio De Oliveira Mattos , D.Sc. 1989 - FAU/USP - k
* Profa. Dra. Elza Maria Neffa Vieira de Castro - Faculdade de Educação - UERJ
* Profa. Dra. Heloisa Helena Albuquerque Borges Quaresma Gonçalves – UNIRIO - Depto de Engenharia Industrial
- Data - hora da defesa
- 31/03/2011
- Resumo
- O aumento da demanda de água, energia, bem como a mudança na composição e na
quantidade dos resíduos, associados aos impactos socioambientais que eles provocam,
tornaram-se um dos grandes desafios atuais para a sociedade e, em particular, para as escolas
públicas. Nesse contexto, o governo do estado do Rio de Janeiro, dentro de seu Plano
Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, criou o Programa Coleta Seletiva
Solidária (PCSS), em outubro de 2009, realizado em parceria entre o Instituto Estadual do
Ambiente (INEA), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de
Estado de Educação (SEEDUC). Este Programa assessora a implantação da Coleta Seletiva
Solidária (CSS) de materiais recicláveis nos municípios do estado. O eixo-escolas, uma das
suas linhas de ações, assessora a implantação da CSS na rede estadual, conforme determina o
Decreto Estadual 40.645/07. Considerando os problemas relacionados aos resíduos e a
exigência legal, boa parte das escolas estaduais não implantaram ainda a Coleta Seletiva
Solidária, por diversos fatores. O objetivo da pesquisa é estudar o modelo de Coleta Seletiva
proposto pelo PCSS nas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Como estudo
de caso, esse modelo foi aplicado no Colégio Estadual Souza Aguiar (CESA). Utilizou-se da
pesquisa-ação como abordagem metodológica e o instrumento de coleta de dados foi o
questionário dirigido aos participantes das oficinas de capacitação na UERJ. No CESA foram
aplicados questionários aos alunos e acompanhado o processo de implantação da CSS através
da observação participante. Conclui-se que os resultados da pesquisa não podem ser
generalizados para toda a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Contudo, ele possibilitou
identificar questões importantes e sugerir recomendações para o aperfeiçoamento do modelo
estudado. Destaca-se a importância de formalizar o compromisso institucional dos dirigentes
das escolas com a implantação da CSS, contribuindo com a formação de cidadãos
comprometidos com a sustentabilidade socioambiental do estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Coleta seletiva solidária; Educação ambiental; Escolas estaduais do Rio de
Janeiro; Colégio Estadual Souza Aguiar.