Dissertação de Mestrado:
Avaliação das Emissões Atmosféricas Causadas Por Motocicletas no Estado do Rio de Janeiro e Benefícios Ambientais do Uso de Tração Elétrica Destes Veículos.
Linha de Pesquisa:
Controle de Efluentes Líquidos e Emissões AtmosféricasDaisy Lucid Duarte
- PEAMB
- Orientador
Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres , D.Sc. 2000 - EFEI/Minas Gerais - k- Coorientador
Prof. Júlio Domingos Nunes Fortes , D.Sc. 2003 - ENSP/FIOCRUZ - k- Banca
* Luiz Francisco Pires Guimarães Maia-UFRJ-Participante Externo
* Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres , D.Sc. 2000 - EFEI/Minas Gerais - k
* Prof. Gandhi Giordano , D.Sc. 2003 - PUC/RJ - k
* Prof. Ubirajara Aluizio De Oliveira Mattos , D.Sc. 1989 - FAU/USP - k
* Prof. Júlio Domingos Nunes Fortes , D.Sc. 2003 - ENSP/FIOCRUZ - k
- Data - hora da defesa
- 05/04/2006
- Resumo
- A poluição atmosférica é um sério problema para os centros urbanos e que vem se agravando ao longo dos anos. No Brasil, as emissões atmosféricas cresceram rapidamente nas regiões metropolitanas, comprometendo a qualidade de vida dois seus habitantes. Esse cenário é na sua maior parte acentuada em decorrência da presença de veículos automotores a combustão interna. Tendo em vista o aumento crescente do número de motocicletas nestas regiões motivado pelos menores custos e a busca de uma maior mobilidade no tráfego, muitas vezes passa despercebido que por não sendo as mesmas, na sua grande maioria, equipadas com catalisadores, apresentam fatores de emissão maiores do que os veículos leves, representando assim, um grande impacto a ser estudado. O trabalho em pauta teve como objetivo avaliar as emissões destes veículos no estado do Rio de Janeiro e também estabelecer prognóstico e tendências dos cenários visualizados. Os resultados encontrados indicam a eficácia das regulamentações previstas peço PROMOT( Programa de Controle da Poluição do Ar por Motocicletas e Veículos Similares) no sentido de reverter o processo crescente de emissões a que estaria submetida a população. De maneira complementar, através da metodologia desenvolvida, foi verificado que a introdução de motocicletas elétricas no mercado brasileiro é bem-vinda e propícia, visto que é possível, mediante políticas públicas adequadas de incentivo a esta tecnologia, acelerar a melhoria da qualidade de vida e diminuir os custos dos danos sociais causados pela poluição do ar. Além disto, evidenciaram a necessidade da inclusão das emissões das motocicletas nos cálculos nos cálculos dos inventários, pois é significativa a sua influência no que se refere principalmente ao monóxido de carbono.