Dissertação de Mestrado:
Avaliação dos Resíduos dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Instituto de Biologia - Universidade do Estado do Rio de Janeiro: Uma Contribuição Ao Plano de Gerenciamento.
Linha de Pesquisa:
Saúde Ambiental e TrabalhoRosangela Monteiro de Barros
- PEAMB
- Orientador
Prof. Elmo Rodrigues Da Silva , D.Sc. 1998 - ENSP/FIOCRUZ - k- Banca
* Prof. Elmo Rodrigues Da Silva , D.Sc. 1998 - ENSP/FIOCRUZ - k
* Prof. Ubirajara Aluizio De Oliveira Mattos , D.Sc. 1989 - FAU/USP - k
* Marta Pimentel Velloso-FIOCRUZ-Docente
- Data - hora da defesa
- 14/03/2007
- Resumo
- Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha funcionam os laboratórios dos Institutos de Química e Biologia. Pode-se observar em alguns desses laboratórios, alguns problemas identificados pelo Grupo de Gerenciamento de Resíduos (GERE/UERJ) criado em 2005, pela Prefeitura do Campus, dentre eles, tem-se: armazenamento de produtos químicos em locais impróprios; lançamento de resíduos químicos na rede de esgotos; descarte inadequado de resíduos biológicos e perfurocortantes; falta de equipamentos e de medidas adequadas de segurança em caso de acidentes. Essa pesquisa visa avaliar as condições ambientais nos Laboratórios do Instituto de Biologia da UERJ, a fim de subsidiar o Plano de Gerenciamento de Resíduos. O estudo foi realizado através de aplicação de questionário dirigido aos responsáveis e técnicos dos laboratórios que tinham resíduos biológicos em seus descartes, bem como de observações no local. Alguns dados levantados:
(a) atividades realizadas nos laboratórios; (b) tipos de resíduos gerados; (c) formas de acondicionamento; (d) estocagem e/ou eliminação e (e) coleta e destino final. Dois laboratórios foram selecionados para melhor conhecer as condições existentes, utilizando-se a avaliação preliminar de riscos. O estudo concluiu que apesar de algumas ações terem sido realizadas nos laboratórios, a legislação não é cumprida em vários aspectos. Quanto ao descarte e tratamento dos resíduos do grupo A e B, algumas medidas vêm sendo tomadas, mas ainda há muito a ser feito. Para o sucesso do Plano a ser implantado, a capacitação dos profissionais envolvidos com a problemática dos resíduos é muito importante. A Universidade deve investir na consolidação deste trabalho. O mapeamento de riscos deve ser realizado para todos os ambientes a fim de auxiliar na prevenção de acidentes.