1. Após defender e corrigir o TCC de acordo com as orientações da Banca, incluir a ficha catalográfica na versão final do trabalho.
1a. Acesse o modelo de pré textuais no site da Rede Sirius (modelos-pre-textuais) para verificar se o seu TCC está no formato orientado pela Universidade.
Para outras dúvidas é possível consultar o Roteiro para apresentação das teses e dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
roteiro_de_teses_e_dissertacoes.pdf
1b. Elaborar a ficha catalográfica.
Para projetos e monografias com 1 autor e 1 orientador:
- Criar a ficha catalográfica através do site da Rede Sirius.
- Link para gerar a ficha catalográfica: elaboracao ficha
Para os demais casos:
- Solicitar à Biblioteca a elaboração da ficha catalográfica por e-mail, enviando o TCC em formato de arquivo editável (.DOC) através do e-mail:
ctcb.uerj@yahoo.com.br ou ctcb@uerj.br
1c. A ficha catalográfica deve estar localizada em uma página própria, após a folha de rosto (folha com a marca d´água), no projeto em mídia digital que será enviado.
2.Preencher e recolher a assinatura do professor Orientador nos seguinte documento:
2a. Termo de Encaminhamento de TCC
3. Preencher e assinar: Termo de Autorização para Publicação Eletrônica
4. Enviar à Biblioteca de Engenharia a versão final do TCC e Termos preenchidos e assinados, em formato .PDF, via formulário digital:
4a. Formulário de Entrega de TCC - FEN - CTC/B
*A documentação deve ser preenchida individualmente para trabalhos realizados em dupla e pode ser encaminhada uma única resposta via formulário.
5. O bibliotecário fará a conferência dos arquivos e encaminhará por e-mail um recibo que comprova a entrega do TCC à Biblioteca.
6. O aluno deverá encaminhar o recibo ao professor responsável pelo lançamento da nota.
*****************************************************************************************************************
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) integra o Consórcio da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) nacional, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que gerencia a base de teses e dissertações eletrônicas produzidas nas Instituições de ensino e pesquisa do Brasil, possibilitando à comunidade brasileira de Ciência e Tecnologia que publique e difunda sua produção acadêmico-científica no País e no exterior, dando maior visibilidade nacional e internacional.
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ (BDTD/UERJ) foi criada pelo AE-16/REITORIA/2005, de 22/08/2005, e disponibiliza, via web, as teses e dissertações, em texto completo, produzidas pelos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-graduação da Universidade. Em 2023, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE) aprovou, e o Reitor promulgou a Deliberação nº 36/2023 que reformula a Deliberação 006/2009, que dispõe sobre a inserção das teses e dissertações na BDTD.
1. Após defender e corrigir a Dissertação ou Tese de acordo com as orientações da Banca, acesse o modelo de pré textuais no site da Rede Sirius para verificar se o seu trabalho está no formato orientado pela Universidade. Para outras dúvidas é possível consultar o Roteiro para apresentação das teses e dissertações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2. Enviar arquivo final, se possível e de preferência em formato editável (.doc), solicitando à biblioteca, através do e-mail ctcb.ted@uerj.br ou ctcb.uerj.bdtd@gmail.com, a elaboração da catalogação na fonte e a avaliação da padronização do trabalho como preparação para o arquivo digital ser depositado na BDTD/UERJ.
3. Com o arquivo revisado pela biblioteca, preencher e assinar digitalmente o Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas, permitindo à UERJ disponibilizar a tese/dissertação na BDTD/UERJ. Em seguida, colher as assinaturas digitais do professor orientador e do responsável pela secretaria de pós-graduação, validando as informações contidas no documento e atestando que o trabalho apresentado é a versão final.
4. Encaminhar para a biblioteca que atende ao programa de pós-graduação, por meio eletrônico, o Termo De Autorização para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas devidamente preenchido e assinado junto com a versão final e digital do trabalho e a ata de defesa para solicitar o Certificado de Revisão Normativa (CRN).
5. O CRN será emitido digitalmente pela biblioteca e enviado ao discente, para que este envie à Secretaria de Pós-graduação da sua Unidade, para solicitação do diploma.
6. No caso de renovação do embargo da tese ou dissertação, cabe ao autor enviar um novo Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas, solicitando à biblioteca as devidas providências.
*****************************************************************************************************************
A Biblioteca CTC/B Professor Cordeiro da Graça é uma biblioteca universitária tecnológica integrante da Rede Sirius de Bibliotecas da UERJ. Localiza-se no 5º andar, bloco C, tendo como público-alvo os corpos discente e docente dos cursos de Engenharia. Também atende aos demais integrantes da comunidade acadêmica, cadastrados na Rede Sirius, e a comunidade externa, esta última, em caráter de consulta local ou empréstimo entre bibliotecas.
É uma biblioteca especializada nas diversas áreas de Engenharia e conta com acervo de livros físicos e eletrônicos, além de periódicos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses. A biblioteca possui amplo salão de leitura com oferta de guarda-volumes, wi-fi, tomadas e computadores disponíveis para os usuários. Os trabalhos de Graduação e Especialização ficam disponíveis para acesso através do Catálogo Online da Rede Sirius e as Teses e Dissertações são depositadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UERJ.
A Rede Sirius é a rede de bibliotecas da UERJ. Suas 27 bibliotecas atendem aos cursos oferecidos nos Campi e seus 4 núcleos têm funções específicas, incluindo um núcleo de memória, informação e documentação, que contém toda a legislação da UERJ. Os estudantes, docentes e demais profissionais vinculados à Universidade podem se beneficiar de todo o seu acervo e o cadastro na Biblioteca CTC/B dá acesso a todas as bibliotecas da Rede Sirius.
Aproveite os recursos eletrônicos de pesquisa disponibilizados pela Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ!
Acesse o site da Rede Sirius: https://www.rsirius.uerj.br/
No menu Acervos, explore as bases de dados e e-books assinados pela Universidade!
Ainda não possui cadastro na Biblioteca? Realize sua inscrição online!
Para consultar o acervo, utilize o catálogo online da Rede Sirius.
No menu Serviços do site, você encontrará:
Modelos de trabalhos acadêmicos (escolha o modelo conforme seu curso)
Informações sobre o depósito de teses e dissertações na BDTD/UERJ
Informações sobre Acesso Aberto
Procedimentos para emissão do Nada Consta
Para outras orientações, acesse o site da Rede Sirius ou entre em contato com a Biblioteca.