A Engenharia Cartográfica no nosso cotidiano

Criada em 25/07/2022 01:11 por maperna | Marcadores: carto dir entrev fen

Por  | 2020

Você sabia que mapas como o Waze ou google maps são elaborados por engenheiros cartógrafos?

Os alunos do CAp-Uerj conversam com o professor Luiz Henrique Castiglione sobre o curso de Engenharia Cartográfica da Uerj e como anda o mercado de trabalho na área.

Ouça agora:

Departamento de Engenharia Cartográfica

Tem como principais objetivos:

1. Formar profissionais com habilidades e conhecimentos específicos sobre a elaboração de mapas, cartas, plantas e outras formas de expressão cartográfica, bem como levantamentos essenciais à caracterização geodésica e geográfica da representação cartográfica da Terra;
  2. Formar engenheiros cartógrafos capazes de selecionar, pesquisar, planejar, projetar, georreferenciar, dirigir, coordenar, supervisionar, periciar e fiscalizar levantamentos geodésicos, fotogramétricos, cartográficos, gravimétricos, cadastrais, a fim de representar graficamente a superfície terrestre e todo o universo.

O Curso de Engenharia Cartográfica da UERJ tem origem na área civil do Curso de Engenharia. Ele foi criado em 1965, reconhecido pelo Decreto 83.217, de 28 de fevereiro de 1979 e, desde então, tem formado engenheiros cartógrafos.

O objetivo do Curso é formar profissionais com habilidades e conhecimentos específicos sobre a elaboração e a preparação de mapas, plantas e outras formas de expressão, bem como sua utilização.

Desde a criação do Curso, várias revisões dos conteúdos curriculares foram realizadas, buscando a permanente adequação às condições do mercado de trabalho e os constantes avanços da ciência e tecnologia cartográficas.

A atual estrutura curricular, implantada em 1991, resulta de atualizações sucessivas de acordo com as Resoluções número 48 e 49, de 27 de abril de 1976, e a Resolução número 10, de 20 de dezembro de 1979, do Conselho Federal de Educação.

As principais funções do Departamento de Engenharia Cartográfica são a formação do engenheiro cartógrafo, o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da Cartografia e ciências afins e a realização de trabalhos cartográficos em atendimento a solicitações da Universidade.

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia

» A Engenharia Cartográfica no nosso cotidiano
» Saiba Um Pouco Mais Sobre a Engenharia de Produção
» Saiba Um Pouco Mais Sobre a Engenharia Elétrica