A Faculdade de Engenharia comprou uma pick-up 4x4 diesel destinada a realizar trabalhos de campo que exijam um veículo robusto. A caminhonete foi adquirida através do termo de cooperação com a EMOP. Esta foi a única condição que o professor Weber Figueiredo solicitou ao Governo do Estado para coordenar o termo de cooperação que previu, dentre outros bens para a FEN-UERJ, a compra de uma Van 16 lugares que servirá ao projeto e ao transporte gratuito entre o Campus Maracanã e a Fonseca Teles.
A DAF-UERJ está há 4 meses licitando a van. Na primeira licitação não apareceram propostas. Infelizmente, o processo é moroso, mas a verba está na UERJ. Weber justifica a compra, dizendo que é mais econômico para o erário comprar ao invés de alugar veículos, "desde que os carros sejam tratados com zelo pelo serviço público, claro". Se não houver "carinho" com os veículos, aí sim, o aluguel pode ser mais econômico. Conclui, dizendo que "confia muito nos bons servidores e prestadores de serviços públicos".
O termo de cooperação com Emop foi assinado graças ao trabalho de seus coordenadores: professor J. Alexandre Pimenta (coordenador da componente Infra-Estrutura), professor Norberto Mangiavacchi (coordenador do Banco de Consolidação de Dados), professor Paulo Canedo (coordenador da componente Rios e Canais), professor Rogério Feijó (coordenador da componente Encostas), além de outros professores da UERJ que participaram e ainda estão participando da conclusão dos trabalhos: Ana Cristina Sieira, Eugênia Gouvea, Francisco Dourado, Joel Medeiros, Josué Setta, Luciene Pimentel, Marco Antonio Perna, Moacyr Carvalho e Roberto Nacif.
Neste projeto, 26 (vinte e seis) estudantes participaram, ou ainda participam com muita dedicação das atividades do Banco de Consolidação de Dados e Relatório Conceitual de Riscos com criação de vídeo gráfico 3D.
Segundo o professor Weber, a cooperação tecnológica com o Governo é uma das formas da Faculdade de Engenharia (1) prestar serviços de grande utilidade pública, (2) se capitalizar com bens necessários às suas atividades acadêmicas e (3) gerar atividades remuneradas para docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos.