FAPERJ Coordena Reunião Para Apoio Às Engenharias no Estado do Rio de Janeiro

Criada em 21/08/2011 23:06 por maperna | Marcadores: fen geral prof

A primeira reunião do grupo de trabalho que irá propor o plano de ação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro para a área de engenharias, visando à formação qualificada em maior número de engenheiros em instituições fluminenses, aconteceu na terça feira, dia 16 de agosto, na sede da FAPERJ. Inspirado no Plano Nacional de Engenharia (Pró-engenharia) elaborado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o grupo, coordenado pela FAPERJ, irá propor soluções para diminuição da evasão e retenção de alunos dos cursos de engenharias nas disciplinas do ciclo básico nas instituições de ensino superior fluminenses. De acordo com o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, a orientação recebida do Secretário Alexandre Cardoso é que no Rio de Janeiro sejam implantadas ações complementares àquelas propostas pelo Pró-engenharias da Capes e que visam contribuir para ampliar a formação qualificada de engenheiros, em nível nacional. Além de Ruy Marques e do diretor de tecnologia da FAPERJ, Rex Nazaré, compõem o grupo de trabalho: Carlos Henrique Figueiredo Alves, diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ); Ericksson Rocha e Almendra, diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Francis Bogossian, presidente do Clube de Engenharia; Francisco José da Cunha Pires Soeiro, professor de engenharia e representante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Luiz Carlos Scavarda do Carmo, vice-reitor administrativo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio); Renato Crespo Pereira, pró-reitor de graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Sergio Roberto Leusin de Amorim, pró-reitor de pós-graduação da Unigranrio; e Rockfeller Maciel Peçanha, representante do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia CREA-RJ. A comissão terá 60 dias para apresentar relatório e propostas para o plano fluminense de engenharias. O plano também deverá propor ações para serem desenvolvidas de forma consorciada com empresas privadas, agências de fomento federais e escolas de ensino médio.

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia

Francisco José da Cunha Pires Soeiro,

www.eng.uerj.br/noticias/1313978772-FAPERJ+Coordena+Reuniao+Para+Apoio+As+Engenharias+no+Estado+do+Rio+de+Janeiro

Em 22/08/11 10:21 Yuri disse: