http://www.uerj.br/publicacoes/emquestao/UERJemQuestao88.pdf Localizada em área de proteção ambiental na Serra da Mantiqueira, a região de Visconde de Mauá será contemplada com a primeira estrada parque do estado do Rio de Janeiro. O projeto, do qual a UERJ participa, vai ligar Capelinha a Visconde de Mauá (na estrada RJ 163) e atravessará um trecho da área de proteção procurando se adaptar ao local e evitando possíveis impactos ao meio ambiente. A estrada, de asfalto com material menos poluente, inclui mirantes e passagens subterrâneas e aéreas para a travessia de animais. Esta foi a primeira participação da UERJ em um projeto do gênero. Josué Setta, professor do departamento de Construção Civil e Transportes da Faculdade de Engenharia, explica que existiam propostas para a construção de estradas entre Penedo e Visconde de Mauá, mas havia resistência dos moradores de Visconde de Mauá, que não desejavam o aumento do movimento de carros na região. O governo do estado optou então pelo conceito de estrada parque e elaborou um decreto determinando a construção do acesso à região sob essas condições. Depois do consenso – que envolveu o Instituto Estadual do Ambiente e o Departamento de Estradas de Rodagem – para que fossem feitos ajustes na construção da estrada, a Universidade foi convidada a participar orientando os técnicos e operários. A primeira tarefa da equipe da UERJ foi analisar o projeto apresentado por uma empresa privada e algumas proposições que dessem o perfil de estrada parque ao trecho. Em seguida, o mesmo grupo da Universidade sugeriu adequações, gerenciou projetos complementares e realizou um estudo sobre a tecnologia a ser utilizada. Como ainda não existe um único conceito para esse tipo de estrada, a equipe levou em consideração modelos já existentes, como aqueles do Centro-Oeste Cultura ambiental Tradicionalmente, em uma obra de engenharia é feito um estudo técnico de viabilidade que leva em consideração a relação “maior benefício pelo menor custo”. Em uma estrada parque esse conceito não pode prevalecer, defende o professor: “se for preciso que a estrada, em vez de ter um leito de sete metros de largura, tenha Cronograma Loureiro acrescenta que além de melhorar o acesso à região, a rota Capelinha-Mauá inclui projetos de saúde, de conectividade e de qualificação proi ssional: “hoje, A meta comum de todas as partes envolvidas na obra é entregar à população uma estrada parque construída com preocupação ambiental, na qual se destacam as zoopassagens subterrâneas, e que permita uma vista privilegiada dos vales do Rio Paraíba (pelo lado de Resende) e do Rio Preto (no trecho voltado para Visconde de Mauá). Fonte: http://www.uerj.br/publicacoes/emquestao/UERJemQuestao88.pdf |
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| Em 19/12/12 17:43 Rui Takeguma disse:Na página 05 do PDF consta: "A implantação de ASFALTO COM POLÍMEROS, por exemplo, mostra a preocupação com o impacto e a preservação do meio ambiente." - Como morador e editor local afirmo que a UERJ E SEOBRAS NÃO SE PREOCUPARAM COM O MEIO AMBIENTE, POIS NÃO COLOCARAM O ASFALTO DE POLÍMEROS... A estrada é conhecida como a FALSA estrada-parque... Isso não é denúncia e sim constatação. Em 24/09/11 13:32 Rui Takeguma disse:http://bloquetesnarj151.blogspot.com/2011/09/fatos-e-fotos-02.html Aqui uma comprovação de que o traçado foi alterado, comprovando que não foi construída uma estrada-parque e sim uma RODOVIA... Tanto que a obra está PARADA JUDICIALMENTE com multa diária de 100 mil reais, caso o DER e UERJ queiram manter a mentira desta obra... Em 27/08/11 13:17 Rui Takeguma disse:QUEM MORA NA REGIÃO CHAMA DE ESTRAGA-PARQUE... Esse texto é uma documento da mentira prometida... "A estrada, de asfalto com material menos poluente" divulgaram asfalto com polímeros, e NÃO FIZERAM, veja divulçgação oficial http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=565636 Em 26/07/11 16:24 Ulisses disse:Prezados Mestres, Quem circula pela região, sabe que diferença está fazendo esse projeto da FEN/UERJ. A estrada Parque já é uma realidade, trazendo inúmeros benefícios para a população local e para os turistas. PARABENS a equipe de CIVIL. Ulisses |