Faculdade de Engenharia, 50 Anos. Uerj em Questão 87

Criada em 04/05/2011 23:01 por maperna | Marcadores: fen geral

Clique no PDF abaixo para ler todo o artigo:

A história da Faculdade de Engenharia (FEN) está ligada à história do estado do Rio de Janeiro. No início da década de 60, uma série de mudanças em escala nacional alteraram as condições do então estado da Guanabara. Havia sérios problemas de urbanização, como falta de energia elétrica e de água, vias e transportes rodoviários dei cientes, dii culdades de moradia. A criação em 1961 da Faculdade de Engenharia deu início a uma nova frente de trabalho e de conhecimento para a evolução do estado. Esse início e outros momentos da Faculdade foram abordados em palestras que, no geral, reuniram cerca de 200 professores e 2.500 alunos, sintetizando uma trajetória que conduziu aos atuais cinco cursos de mestrado e um de doutorado e ao desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas, entre as quais energias renováveis, meio ambiente e construção civil.

A programação comemorativa dos 50 anos da faculdade durou uma semana e incluiu palestras sobre temas diversos, como resíduos sólidos na construção civil, cartografia na rota de mudanças, produção e transmissão em 3D, aproveitamento energético em aterros sanitários e mudanças climáticas. Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Reitor Ricardo Vieiralves, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) Agostinho Guerreiro.

Diretora da FEN e organizadora do evento, a professora Maria Eugênia Gouvêa destaca a influência da UERJ no Rio de Janeiro, bem como o seu perfil colaborador e estratégico desde a sua fundação. “A Universidade hoje é responsável por 33% das vagas disponíveis em cursos públicos para engenharia elétrica e civil no município do Rio de Janeiro. Desde sua fundação, já formamos mais de sete mil alunos”. Para o vice-diretor da faculdade, Weber Figueiredo, a inserção dos estudantes no mercado de trabalho é a maior demonstração de que os esforços dessas cinco décadas não foram em vão. “Temos alunos capacitados e muito bem colocados tanto no mercado quanto no meio acadêmico, o que é um indicativo de como preparamos os estudantes para enfrentar os desafios da vida profissional”.

A Engenharia da UERJ é formada pelos departamentos de Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações; Engenharia Civil e de Transportes; Engenharia Mecânica; Engenharia Cartográfica; Engenharia Sanitária e Meio Ambiente e Engenharia de Sistemas e Computação. A FEN mantém ainda uma empresa júnior, a Hidros, e uma incubadora de empresas, a Phoenix. Para o professor Joel Martins, na Universidade há 31 anos, a incubadora de empresas, criada em 2009, é responsável em injetar o empreendedorismo nos alunos que almejam abrir o próprio negócio. “Atualmente contamos com uma empresa incubada e com outras oito empresas em processo de avaliação”.

Fonte: UERJ em Questão 87

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia

» Vídeos: Seminário Comemorativo dos 50 Anos da Faculdade de Engenharia da Uerj

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia