Voluntários da FEN Prestam Apoio Às Vítimas da Chuva

Criada em 25/01/2011 01:08 por maperna | Marcadores: fen geral

Voluntários da UERJ

Uma equipe de professores, estudantes e servidores, todos voluntários, deslocaram-se para Friburgo na terça-feira, 17/01, numa missão social e técnica visando ao auxílio às vítimas da tragédia ocorrida na região serrana em 11 de janeiro. O grupo também prospectou áreas nas quais a FEN pode colaborar com o Governo do Estado e Prefeitura no laborioso trabalho de ajuda e reconstrução da região serrana.

Apenas três dias foram necessários para realizar a mobilização do grupo. A Prefeitura da UERJ disponibilizou o transporte e a FEN providenciou os acessórios de proteção da equipe tais como botas, capas, luvas e máscaras.

A missão chegou a Friburgo por volta de 10h e, antes da apresentação ao presidente da EMOP e coordenador geral das ações de engenharia do Governo do Estado, Eng. Ícaro Moreno, a equipe foi solidária e participou do descarregamento de um caminhão repleto de vasilhames de água mineral.

O grupo organizado pelos professores Moacyr de Carvalho (DCCT, mais antigo professor da FEN) e Rogério Feijó (ESTR e engenheiro da Geo-Rio) contou com a participação dos docentes Denise Maria Gerscovich (ESTR), José Pimenta (DCCT), Joel Medeiros (DETEL) e Silvio Montenegro (Geografia); estudantes da Civil, Carol Mansur e Carlos (mestrado) e Stephanie (graduação); arquiteta Cláudia (Prefeitura UERJ); Adriane (engenheira no LMS); Adelino e Carlos Alberto "Soldado" (técnicos no LEM). Além da equipe UERJ, integrou-se aos trabalhos a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos, representada por um membro da Nacional, Eng. Paulo Henrique Dias, e dois dos núcleos regionais, Enga. Anna Laura Nunes e Eng. Carlos Medeiros.

Após a apresentação oficial foi disponibilizado um espaço, na Prefeitura de Friburgo, destinado à equipe, representando simbolicamente o início do apoio da UERJ às demandas da Coordenação Estadual da área da engenharia.

Em seguida, a equipe se dividiu em grupos de no mínimo 3 pessoas, dando início ao processo de vistorias e atuando como agentes da Defesa Civil. Foram realizadas cerca de 14 vistorias técnicas, sendo as mais relevantes o sobrevôo em toda região (com o prof. Moacir), a ida ao IPRJ, sem sucesso face à dificuldade de acesso (com os professores Pimenta, Joel e Sílvio e arquiteta Cláudia) e a visita a uma área aonde ainda havia trabalho de retirada de corpos. O dia foi tão repleto de atividades que a equipe nem teve oportunidade de fazer qualquer lanche ou refeição.

O retorno de Friburgo iniciou-se por volta das 19h e, durante a viagem até o Rio de Janeiro, foi feito um balanço das atividades. Foram propostas novas ações e observadas algumas dificuldades no gerenciamento da crise que acometeu o município de Nova Friburgo. Como resultado, surgiram algumas propostas de ação, dentre as quais:  i) Manutenção do apoio às vistorias, mantendo-se uma equipe à disposição da Defesa Civil para auxílio às vistorias. Esta equipe teria sempre a presença de um engenheiro. ii) Elaboração de proposta para realização de avaliação das condições atuais dos acessos às áreas rurais. iii) Elaboração de programa para gerenciamento das solicitações de vistoria de forma a otimizar as ações, evitando sobreposição de visitas e possibilitando a geração de relatórios conclusivos, auxiliando, assim, o processo decisório de priorização das áreas em estado critico ou deficitárias.

No dia seguinte, 18/01, a equipe de voluntários reuniu-se com a Direção da FEN e CTC e outros professores onde se  discutiram linhas de ação em prosseguimento à primeira visita técnica. Os trabalhos continuam nesta semana com a equipe do professor Pimenta realizando vistorias na área rural de Friburgo e com a apresentação de um soft desenvolvido pelo Gesar e Phoenix destinado ao cadastramento, armazenamento e gerenciamento das vistorias. Esse trabalho, no momento, vem sendo realizado de forma manual e armazenado em folhas de papel avulso. Segundo os professores Joel e Norberto a informatização destes dados será fundamental para agilizar o cadastramento das vítimas e ajudar na tomada das decisões de reconstrução das áreas atingidas pela calamidade.

Fonte: relatório técnico elaborado por Denise Gerscovich e reuniões na FEN.

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia

» IPRJ Sofre Grandes Estragos Com As Chuvas da Tragédia Serrana

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia

Denise Maria Soares Gerscovich, Joel Martins de Medeiros, JOSÉ ALEXANDRE PIMENTA DE CARVALHO, MOACYR CARVALHO FILHO, Rogério Luiz Feijó,