Mestrado em Engenharia Ambiental Faz Dez Anos e Aproxima Governo Estadual do Setor Produtivo

Criada em 24/11/2010 00:31 por maperna | Marcadores: DESMA entrev evento fen peamb

A profa. Márcia Marques relata o que foi programado para comemorar o aniver. do PEAMB

A UERJ, o governo do estado do Rio de Janeiro e empresas públicas e privadas estão unidos para a formação de profi ssionais por meio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental (Peamb), da Faculdade de Engenharia (FEN), que completa dez anos em novembro. De acordo com a professora Márcia Marques Gomes coordenadora do Peamb, o programa (como curso de Mestrado Profissional) tem incentivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e apoio do Instituto Estadual de Ambiente (Inea). A proposta do curso é avançar além do meio acadêmico para chegar ao atendimento imediato das necessidades do setor produtivo. Para fortalecer essa vocação o Peamb está formando o seu primeiro Conselho de Empresas, com 22 instituições de grande porte como Furnas, Cedae, Transpetro e a construtora Noberto Odebrecht.

Márcia explica que o Conselho de Empresas irá consolidar a posição do Peamb como formador de profissionais qualificados. Para ela, ouvir os setores produtivos ajuda nessa qualificação, pois conduz as atividades do programa de acordo com as tendências apontadas. “Estas instituições poderão propor projetos e temas considerados indispensáveis para o futuro da área ambiental, o que irá direcionar as ações do próprio curso. Esta sincronia com a atualidade do mercado aproxima os setores produtivos e o governo, que também propõe inovações e políticas públicas na área ambiental”, afirma a professora. Para ela, o compromisso do mestrado com a formação para a realidade do trabalho reflete a vocação da Universidade. “O mestrado é totalmente sintonizado com as demandas regionais, que é o perfil da própria UERJ”, diz.

Criado em 1990, o Peamb é um dos mestrados profissionais mais antigos do País. O corpo docente é formado exclusivamente por doutores. Atualmente há 60 mestrandos, com origem em diferentes áreas, entre as quais Oceanografia, Arquitetura, Geografia e Engenharia. “A grande maioria dos alunos já está atuando no mercado, o que dá outra dinâmica ao mestrado”, afirma a coordenadora. Ela diz que dos 12 cursos existentes na área só dois alcançaram o conceito quatro (o mais alto concedido aos mestrados profissionais) na avaliação trienal 2007-2009, e o Peamb foi um deles.

LIVRO – Para uma adequação ainda maior do curso com a expectativa dos mestrandos, o Peamb também inaugura em novembro a Associação de Ex-alunos do Mestrado. “Nossa intenção é mapear os egressos demonstrando a capilaridade do programa, que soma conhecimentos em todas as áreas”, explica Márcia. Os resumos das 150 dissertações defendidas durante a última década estão no livro Peamb: 10 anos em prol da sustentabilidade, a ser lançando durante o evento que marcará os dez anos do programa nos dias 11 e 12 de novembro. A publicação tem apoio do Inea e será distribuída gratuitamente.

Além da formação do Conselho, da instituição da Associação de Ex-alunos e do lançamento do primeiro livro, o Peamb tem mais uma novidade para a celebração de seus dez anos. A coordenadora adianta que pretende ampliar o alcance do Programa. “Nosso plano agora é trabalhar para implantar o doutorado em Engenharia Ambiental, de forma independente ou associada a outro programa da UERJ.”

Fonte: Informe UERJ - Ano XII • Novembro de 2010 • nº 101 - pag. 01

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia

» PEAMB 10 Anos, 11 e 12 de Novembro 2010, no Auditório 93 do Pav João Lyra Fo., Uerj

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia

Marcia Marques Gomes,

peamb - Mestrado em Engenharia Ambiental
desma - Depto. de Eng. Sanitária e Meio Ambiente

www.eng.uerj.br/noticias/1290565907-Mestrado+em+Engenharia+Ambiental+Faz+Dez+Anos+e+Aproxima+Governo+Estadual+do+Setor+Produtivo

Em 31/01/11 12:35 Jomar Duarte Filho disse:

Senhores: solicito imediato encaminhamento de uma solução técnica através do PEAMB para o problema ambiental de manutenção da via de acesso ao IPRJ/UERJ em Nova Friburgo que pela segunda vez [2007/2011] encontra-se inacessível; estudei no antigo CNF/FGV [65-68] e jamais presenciamos tais ocorrências que infelizmente hoje talvez devido às mudanças climáticas globais estejam nos 'visitando'. Construimos e entregamos o CNF para a geração atual do IPRJ, que ao nosso ver deve entregá-las às gerações futuras! A vez é de vcs: confiança, força e mãos-à-obra!