Aluno da FEN Recebe Menção Honrosa

Criada em 21/10/2010 22:14 por maperna | Marcadores: fen geral

O estudante Felipe Nogueira Machado da Engenharia Eletrônica da UERJ foi distinguido com o diploma Menção Honrosa conferido pelo reitor da UERJ pela participação no Iº Prêmio da Graduação Fernando Sgarbi Lima com o trabalho “Plataforma de Desenvolvimento de Tecnologia Veicular Através da Conversão de uma Kombi para Tração Elétrica” apresentado na 10ª Semana de Graduação, realizada de 27 de setembro a 1° de outubro de 2010 na UERJ.

O trabalho que teve a orientação do professor Luiz Artur Pecorelli Peres foi desenvolvido no Grupo de Estudos de Veículos Elétricos (GRUVE) que funciona no Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas (LSPV/FEN/UERJ) em parceria com o Núcleo de Tecnologia Automobilística (NTA/CEFET/RJ) coordenado pelo Professor Washington da Costa.

O trabalho integrou o projeto de conversão de uma Kombi convencional para tração elétrica desenvolvido pela UERJ e CEFET-RJ.

Atividade do Bolsista e Metodologia Adotada:
Especificação do banco de baterias de uma Kombi convertida para tração elétrica.
A Kombi com tração elétrica será utilizada como plataforma de estudos e pesquisas, inclusive, de sistemas de supervisão e testes de componentes empregados na tecnologia veicular elétrica.
A escolha do modelo de bateria e o dimensionamento do banco levaram em conta  a realização do trajeto UNED (Maria da Graça) – UERJ (Maracanã) – CEFET-RJ (Maracanã)

Foi levado em consideração o espaço para o alojamento das baterias e o limite de peso total suportável pela Kombi.

O critério de escolha adotado comparou a potência e energia mecânica requeridas com aquelas disponíveis pelas baterias. Variou-se o número de baterias e os respectivos modelos  de forma a compatibilizar com a tensão do motor e demais requisitos.

Justificativa do Projeto
Estudar as condições de viabilização para a conversão de veículos à combustão interna para tração elétrica utilizando componentes nacionais.
Incentivar estudos e pesquisas sobre veículos elétricos no Brasil.
Identificar os veículos adequados à conversão para tração elétrica.

Utilizar a Kombi convertida como laboratório de testes de componentes e em demonstrações educativas e treinamentos.

Patrocínios
O projeto contou com o patrocínio da SATURNIA  Baterias e da WEG Indústrias S.A. (motor, inversor, carregador, etc), bem como a participação da Fundação Rotariana para Educação do Trabalho, da Ligth Serviços de Eletricidade S.A. e o apoio da Associação Brasileira do Veículo Elétrico - ABVE.

Fonte: DIRFEN

Professor(es) ou profissionais da FEN-UERJ relacionado(s) com esta notícia

Luiz Artur Pecorelli Peres,

Em 25/10/10 11:10 Nerito Oliveira disse:

Parabéns colega Felipe pelo mérito. Parabéns ao GRUVE, grupo do qual fiz parte e ao CEFET pela pioneira iniciativa! Veículo Elétrico: Eu apoio!

Em 22/10/10 19:01 Ediwan Silva disse:

parabéns, Felipe

Em 21/10/10 22:47 Glauco Bressan disse:

Parabens ao Felipe, ao Pecorelli! Veículo Elétrico: Eu apoio!