Inauguração do Ceper - Um Marco da Faculdade de Engenharia

Criada em 28/10/2006 11:55 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: ceper fen imp

Foi realizada no dia 24 de outubro de 2006 a cerimônia de inauguração do CEPER - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis, parte integrante do Centro de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Engenharia (CCT-FEN) - Complexo Fonseca Teles, no bairro de São Cristovão.

A mesa da Cerimônia foi Constituída pelo Prof. Luiz Biondi Neto - Diretor da Faculdade de Engenharia e anfitrião do Evento, pelo Dr. Wagner Granja Victer - Secretário de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, neste ato representando também a Excelentíssima Srª. Governadora do Estado Rosinha Garotinho, pelo Dr. Wanderley de Souza - Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Dr. Carlos Augusto Ramos Kirchner - Presidente da Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola e pela Profª Maria Eugênia Mosconi de Gouvêa, representando o Reitor da UERJ - Prof. Nival Nunes de Almeida. 

Abrindo a Cerimônia o Prof. Luiz Biondi Neto agradeceu a presença das Autoridades, dos representantes das Empresas Públicas e Privadas e de todos os demais convidados, ressaltando em seguida que o CEPER se constitui num marco para a Faculdade de Engenharia e para a UERJ, como parte integrante do CCT-FEN e a concretização irreversível de um sonho que se tornou uma meta, da Gestão  Participativa Luiz Biondi Neto - Carlos Alberto Pereira Correia, que se constitui no processo de revitalização do Complexo Fonseca Teles. O Prof. Luiz Biondi Neto destacou ainda o papel importantíssimo da Parceria com a Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola, na concretização deste Centro de Excelência, agradecendo também à Reitoria da UERJ pelo apoio recebido e aos Excelentíssimos Secretários de Estado Wagner Granja Victer e Wanderley de Souza, por terem acreditado no potencial da Faculdade de Engenharia da UERJ. O Prof. Luiz Biondi Neto fez questão de destacar o trabalho realizado pelo Excelentíssimo Secretário Wagner Granja Victer, na recuperação da Indústria Naval em nosso Estado, a sua luta pela instalação aqui da refinaria da Petrobras e o seu empenho nas questões relacionadas à Energia, e em particular quanto às Energias Renováveis. Ao encerrar a sua fala, o Prof. Luiz Biondi Neto fez questão de agradecer a todos aqueles que, ao longo desses meses, contribuiram de forma decisiva com o seu trabalho, muitas vezes anônimo, para a concretização do CEPER. 

O Dr. Wagner Granja Victer destacou a importância do CEPER para o Estado do Rio de Janeiro, ressaltando que antes mesmo da sua inauguração, o CEPER já vinha realizando diversas Pesquisas, Estudos e Projetos nessa área, inclusive com a realização de um Ciclo de Palestras, importante evento para a disseminação do conhecimento sobre as Energias Renováveis. o Dr. Wagner Granja Victer falou também sobre o fato da Empresa Parceira neste Empreendimento, ser a Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola, ressaltando que o Dr. Leonel Brizola em suas duas gestões como Governador do Estado do Rio de Janeiro, muito se empenhou e lançou as bases para a ultização do Gás Natural Veicular e para a aplicação de Energias Renováveis, inclusive destacando, que neste exato momento, se comemora a liderança do Estado no cenário nacional e o destaque internacional na utilização do GNV, com a comemoração esta semana, do licenciamento de veículo a gás natural  número 500.000 em nosso Estado. O Dr. Wagner Granja Victer conclamou os Empresários do  Estado do Rio de Janeiro a investirem recursos no CEPER, de forma a viabilizarem o desenvolvimento de Pesquisas, Estudos e Projetos e pediu ao Excelentíssimo Secretário Wanderley de Souza o apoio da FAPERJ e de sua Secretaria, na aplicação de recursos neste Centro de Excelência da Faculdade de Engenharia da UERJ. Ao encerrar sua fala, o Dr. Wagner Granja Victer agradeceu a toda a sua equipe presente ao Evento, demonstrando toda a sua satisfação em ver concretizada esta importante obra, enfatizando que o CEPER agregará todas as Pesquisas, Estudos e Projetos em Energias Renováveis no Estado, em estreita colaboração com um outro Centro que está sendo montado e que será em breve inaugurado na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense.   

O Dr. Wanderley de Souza iniciou sua participação, falando da importância do CEPER como Centro de Excelência para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico bem como para a Inovação no Estado e no País. Ressaltou a importância da instalação do CEPER na Faculdade de Engenharia da UERJ e destacou que a sua Secretaria e a FAPERJ estarão apoiando os Projetos de Pesquisa na área das Energias Renováveis. Ao terminar a sua fala o Dr. Wanderley de Souza falou também da importância da Energia Nuclear e da liderança nacional do Estado do Rio de Janeiro e cumprimentou o Secretário Wagner Victer e a Faculdade de Engenharia pela criação do CEPER. 

O Dr. Carlos Augusto Ramos Kirchner disse da sua satisfação, de ver o nome da Usina Termelétrica Governador Leonel Brizola definitivamente associada ao Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis da Faculdade de Engenharia da UERJ, e disse acreditar que outras Empresas irão se associar a este Projeto vitorioso. 

Falando em nome do Reitor da UERJ, a Profª Maria Eugênia Mosconi de Gouvêa falou da sua alegria ao ver a criação do CEPER e a sua importância para a Faculdade de Engenharia e para a Universidade. Destacou que como Professora da Faculdade de Engenharia, se sentia muito contente em estar nessa Cerimônia, representando o Prof. Nival Nunes de Almeida que também é Professor da FEN e que não pode estar presente, pois se encontrava participando de Evento na Argentina. Ao encerrar a sua participação destacou que o CEPER é uma conquista da Faculdade de Engenharia e parabenizou a todos.   

A Cerimônia foi concluída com o descerramento da Placa Comemorativa da Inauguração, uma visita às instalações do CEPER e um coquetel.   

O CEPER funcionará como um Organismo Catalizador de investimentos em P&D voltados às Energias Renováveis, criado para Promover a Formação, Desenvolver Pesquisas, Estudos e Projetos e Incentivar a Utilização de Fontes Renováveis de Energia.

Iniciando suas atividades com Pesquisas, Estudos e Projetos nas áreas da Energia Eólica, Energia Solar e Biomassa, com vários trabalhos em andamento, o CEPER poderá agregar imediatamente o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de Biocombustíveis, Pequenas Centrais Hidrelétricas, Hidrogênio e Ondas e Marés, como complemento e inovação às fontes convencionais.

O CEPER agrega os trabalhos, já em desenvolvimento na Faculdade de Engenharia da UERJ, na área dos veículos elétricos e irá interagir também com as questões do Meio Ambiente.

Com sua localização no Complexo Fonseca Teles, juntamente com outros importantes Projetos da FEN, o CEPER estará atuando  em estreita relação com a Incubadora de Empresas PHOENIX da Faculdade de Engenharia, que ali também está se instalando neste momento. Com essas ações conjuntas, será possível viabilizarmos atividades empreendedoras, surgidas a partir de idéias desenvolvidas por Alunos da Graduação e da Pós-Graduação e por Docentes e Técnicos da Faculdade de Engenharia. 

A Direção da Faculdade de Engenharia - Prof. Luiz Biondi Neto e Prof. Carlos Alberto Pereira Correia parabenizam o Coordenador do CEPER - Prof. João de Tarso Pallottino  e a toda a Excelente equipe do Projeto Gás- UERJ (Sr. Mateus, Sra. Norma, Sr. Guaraná, Sr. Carlos e Sr. Plínio) ao Gerente do CCT-FEN (Prof. Maurício José Ferrari Rey) e a cada uma das Chefias e cada um dos membros das equipes de Técnicos dos Laboratórios e do pessoal da Administração do Complexo Fonseca Teles, aos Estagiários, Alunos de iniciação Científica e a todos os Alunos que expontâneamente participaram e a toda ao pessoal de apoio, por toda a colaboração que deram para a realização das obras, montagens, instalações, organização e limpeza, que viabilizaram a inauguração deste Centro, superando todas as dificuldades com competência. Agradecemos também à Coordenadora Executiva de Eventos e Cursos da Agência de Desenvolvimento da Faculdade de Engenharia (Sra. Vera Lúcia dos Anjos Costa) pela eficiente colaboração na organização do Evento, ao Prof. Gustaf Aurélio Perez Akerman pelo trabalho desenvolvido durante a construção do CEPER, ao prof. Afrânio Sérgio Pinho dos Santos (ex-Coordenador do CEPER), ao  Técnico Carlos Alberto Ferreira pelo empenho e dedicação sempre demonstrados e ao Sr. Mateus Rolão Coelho da Motta por ter se multiplicado em muitos, para dar conta de forma competente e prestativa, de todas as múltiplas tarefas simultâneas que teve que executar com eficiência, na organização do espaço do CEPER, no apoio ao Ciclo de Palestras, na realização do Curso de Extensão de Ar Condicionado com Tecnologia a Gás Natural e no trabalho diário no Grupo Gás-UERJ. A todos os nossos mais afetuosos e sinceros agradecimentos e a certeza de que a vitória é de todos. Parabéns!      

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


Afrânio Sérgio Pinho dos Santos, Carlos Alberto Pereira Correia, Gustaf Aurélio Perez Akerman, João de Tarso Pallottino, Luiz Biondi Neto, Maria Eugênia Gouvêa, Maurício José Ferrari Rey,

Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


ceper - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1162047343-Inauguracao+do+Ceper++Um+Marco+da+Faculdade+de+Engenharia





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 09/07/09 17:55 pedro ribeiro disse:

que os estudos e projetos desenvolvidos nesta faculdade sejam tambem voltados para as regiões norte e nordeste.Onde encontramos um grande potencial econõmico em contra-partida com à má vontade de ajguns politicos,principalmente do estado eo pará.