Nobel Prize Dialogue Rio And São Paulo 2024

Criada em 13/04/2024 10:39 por maperna | Marcadores: evento fen

(pela primeira vez na América Latina; local Rio: UERJ).
Dia 15 de abril, das 10:00 às 16:00, no Teatro Odylo Costa, filho

(pela primeira vez na América Latina; local Rio: UERJ).

Dia 15 de abril de 2024, das 10:00 às 16:00, no Teatro Odylo Costa, filho

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) convida para um encontro com três ganhadores do prêmio Nobel. O evento é organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pelo Nobel Prize Outreach, e será realizado pela primeira vez na América Latina, no dia 15 de abril de 2024, das 10:00 às 16:00, no Teatro Odylo Costa, filho.

O evento reunirá estudantes e cientistas para discutir temas tais como “o valor da ciência para a sociedade”, “a contribuição da ciência para a construção de nosso futuro” e “como a sociedade influencia o progresso da ciência”.

A ABC e o Nobel Prize Outreach emitirão, conjuntamente, certificados de participação, incluindo carga horária, para utilização como créditos em atividades complementares.

Inscreva-se para o evento no link https://bit.ly/NobelPrize_InscriçõesRJ

Conheça os nobelistas:

Serge Haroche é um físico francês, nascido em Casablanca, no Marrocos. Desde 2001 é professor de Física Quântica do Collège de France. Em 2012 foi laureado, juntamente com David Wineland, com o Prêmio Nobel da Física, “por métodos experimentais inovadores que permitem a medição e a manipulação de sistemas quânticos individuais”.

May-Britt Moser é psicóloga e neurocientista norueguesa, chefe do departamento do Centro de Computação Neural na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Foi agraciada com o Prêmio Nobel de Medicina em 2014, dividido com Edvard Moser e John O’Keefe. Sua pesquisa busca compreender a base neuronal das funções cognitivas superiores e é focada em navegação espacial e memória, aspectos cujo comprometimento é um dos principais sintomas da doença de Alzheimer.

David MacMillan é um químico britânico, professor da Universidade de Princeton desde 2006. Em 2021 foi laureado com o Nobel de Química juntamente com Benjamin List “pelo desenvolvimento da organocatálise assimétrica”. Os dois pesquisadores desenvolveram um novo tipo de catálise que se baseia em pequenas moléculas orgânicas e tem tornado a química mais amigável ao meio ambiente. É utilizada, por exemplo, em pesquisa farmacêutica.

Saiba mais sobre a programação do evento acessando

https://www.abc.org.br/evento/dialogos-nobel-brasil-2024/ .

www.eng.uerj.br/noticias/1713015579-Nobel+Prize+Dialogue+Rio+And+Sao+Paulo+2024