Projeto Memória Técnica do Arco Metropolitano do RJ

Criada em 29/06/2012 20:43 por maperna | Marcadores: fen fotos geral videos

Projeto Memória Técnica do Arco Metropolitano do RJ

Blog criado em 2010 e reproduzido abaixo em 29.06.2023 até a data de 09/02/2011. Verifique no link oficial novas atualizações e as informações originais: https://arcometropolitanouerj.wordpress.com/

 

 Clique aqui para ver as fotos do projeto no Flick ou veja nos anexos mais embaixo os arquivos zip com as 51 fotos do projeto.

 


MENSAGEM INSTITUCIONAL
Com apoio do DER-RJ, estamos iniciando uma nova etapa no processo de ensino-aprendizagem na FEN.Agora, professores e alunos passam a dispor de um acervo de imagens mostrando os aspectos técnicos relevantes de obras em andamento – no caso, o Arco Metropolitano do RJ. Conheça melhor esta iniciativa "clicando", no topo da página ou abaixo, em Saiba Mais.

MENSAGEM INSTITUCIONAL

Com apoio do DER-RJ, estamos iniciando uma nova etapa no processo de ensino-aprendizagem na FEN. Agora, professores e alunos passam a dispor de um acervo de imagens mostrando os aspectos técnicos relevantes de obras em andamento – no caso, o Arco Metropolitano do RJ.

 

Equipes da UERJ e DER trabalham no atendimento à Região Serrana

09/02/2011

A Faculdade de Engenharia da UERJ e o DER-RJ também estão solidários às catastrofes que devastaram a Região Serrana do Rio. Desde a semana passada, uma equipe de profissionais das duas instituições está na região realizando trabalhos que auxiliem no socorro às areas destruídas. Além de doação de donativos, a UERJ em parceira com o DER realiza trabalhos de apoio à Defesa Civil e Prefeitura de Nova Friburgo como: vistorias de residências, estradas e pontes afetadas e com possibilidades de desabamento; estudo de acessos às areas rurais devastadas e implantação de um sistema emergencial de gerenciamento de ocorrencias visando a maximização do uso dos recursos materiais e humanos. Clique aqui para ver mais fotos.



Veja o vídeo sobre ensaios da obra do Arco Metropolitano

21/12/2010

Ensaios laboratoriais são praticas rotineiras em obras de engenharia. Servem para verificar o comportamento de materiais, certificar a qualidade de serviços ou mesmo acompanhar a execução de etapas da obra e, com isso, apoiar os engenheiros na decisão sobre eventuais ajustes necessarios. Em obras grandes e complexas, como as do Arco Metropolitano, são muitos os ensaios realizados. Acompanhe e entenda um deles, no video abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=zvdOgu8bRi0

 

 

Confira o vídeo da palestra realizada na UERJ sobre o Arco Metropolitano

16/11/2010

https://www.youtube.com/watch?v=0mjZ3-CSZWU

 

 

Palestra sobre Arco Metropolitano é realizada na UERJ

28/10/2010

Aconteceu no último dia 18 a palestra “Desafios e Oportunidades para a Engenharia”, na Faculdade de Engenharia da UERJ, O Subsecretario de Urbanismo Regional e Metropolitano do Estado, Dr. Vicente de Paula Loureiro, fez palestra sobre a obra do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro e respondeu a perguntas de alunos e professores presentes em grande número. O blog “Arco Metropolitano UERJ” foi conferir o evento e registrou tudo o que aconteceu. Acima voces podem conferir algumas fotos e na proxima semana um video exclusivo sobre o encontro. No mesmo dia, o Secretario Municipal de Transportes, Dr Alexandre Sansão, falou e respondeu a perguntas sobre o tema “O Transporte na Cidade do Rio de Janeiro

 

Confira o vídeo da visita de alunos da UERJ à obra

05/10/2010

No final do mês de setembro, alunos da Faculdade de Engenharia da UERJ foram até ao canteiro de obra do Arco Metropolitano aprender na prática como funciona o dia a dia da construção de uma rodovia de grande porte. Assista ao vídeo e confira o que eles acharam da experiência.

https://www.youtube.com/watch?v=f4RmsSJLngg

 

Alunos da UERJ visitam a obra

05/10/2010

Os profissionais que trabalham no Lote 1 do Arco Metropolitano receberam a visita no mês de setembro de alunos da Faculdade de Engenharia da UERJ para aprenderem mais como é o dia a dia de uma obra. Entre os aprendizes de engenheiros, estava a aluna do curso de Engenharia Cartográfica Thamiris da Silva. A estudante concedeu a entrevista abaixo ao jornal do Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia. Confira o que ela achou da experiência.

 

P.: O que você acha do projeto do Arco Metropolitano?

R.: Acho um grande projeto que vai beneficiar o Estado do Rio de Janeiro, pois vai aliviar o trânsito, melhorando o transporte tanto pessoal quanto comercial.

P.: A visita ao projeto do Arco a influenciou de alguma maneira? Como?

R.: Sim. Na escolha da minha ênfase, depois da visita fiquei imensamente empolgada para estudar sobre estradas e construções. Faço cartográfica, mas vou pedir transferência para Engenharia Civil.

P.: Com relação à organização da visita, dê uma nota de 5 a 10 e justifique.

R.: 8. Apesar do grande esforço dos membros do CAEng para promover uma visita impecável, houve um imprevisto que dificultou nossa locomoção durante o curso da mesma.

P.: Com relação à orientação acadêmica, de uma nota de 5 a 10 e justifique.

R.: 10. O professor que nos acompanhou é um excelente profissional, possui uma didática incrível e, particularmente, me senti em uma aula no meio de uma importante obra.

P.: Você tem algo a dizer para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica?

R.: Caso tenham a oportunidade de fazer uma visita técnica, aproveitem, pois é uma grande experiência tanto para aprender coisas novas quanto para ter certeza sobre a sua escolha profissional.

 

 

Arco Metropolitano – Lote 1

02/09/2010

https://www.youtube.com/watch?v=MO92abpJUNs

Video produzido pela equipe da UERJ. Registros de imagens do canteiro de obras do Lote 1 do Arco Metropolitano.

 

 

Projeto de Mestrado de Caroline Antunes

27/10/2010

FACULDADE DE ENGENHARIA DA UERJ

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO

“Análise do comportamento dos aterros que compõem a obra do Arco Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro.”

Mestranda: Engª  Civil Caroline Sidrim Gomes Leite Mansur Antunes

 

Orientadores:

Profª. Ana Cristina Castro Fontenla Sieira   /      Prof. Rogério Feijó

 

Descrição Geral do Estudo:

 

A presente proposta de Dissertação de Mestrado tem como objetivo o acompanhamento do processo executivo dos aterros que compõem o Arco Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro. Dada a magnitude da obra e a ocorrência de espessuras significativas de solo mole, os aterros foram instrumentados com placas de recalque e inclinômetros, instalados em diferentes estações de monitoramento, com o objetivo de avaliar os recalques e os deslocamentos horizontais dos aterros durante o processo construtivo.

A complexidade envolvida na previsão do comportamento de aterros sobre solos compressíveis representa um desafio geotécnico. As limitações das teorias de análise e a dificuldade na seleção de parâmetros, muitas vezes acarretam estimativas de recalque incoerentes com as observações de campo. O acompanhamento dos recalques e dos deslocamentos horizontais, juntamente com a reprodução da sequência construtiva dos aterros, a partir de um programa computacional de elementos finitos (PLAXIS), permite a reavaliação e eventuais correções das premissas de projeto, além de uma análise da estabilidade global dos aterros.

 

 

Projeto Memória Técnica 27/10/2010

Estamos lançando essa nova ferramenta de apoio a professores e alunos da FEN. O Projeto MEMÓRIA TÉCNICA, que inaugura este Blog, é resultado de uma parceria entre o DER-RJ e a FEN. Nosso objetivo é – a partir de uma grande obra de engenharia em execução (Arco Metropolitano), e das facilidades tecnológicas atuais – disponibilizar fotos, vídeos, artigos e informações sobre temas técnicos relativos aos serviços que estão sendo executados. As imagens observam o cunho didático pretendido e, devidamente classificadas por temas e organizadas cronologicamente, permitem que professores e alunos façam uma “visita virtual” ao canteiro de obras, conhecendo materiais, equipamentos e serviços técnicos executados. O acervo de imagens vai permitir aos professores ilustrarem suas aulas e, aos alunos, conhecerem detalhes sobre a execução de serviços em uma obra, com proveito para seus trabalhos e pesquisas. Os filmes, entre outros objetivos, permitirão ainda observar a dinâmica de realização de determinadas tarefas ou da operação de veículos e equipamentos. O Blog também terá espaço para divulgação de Artigos Técnicos e Notícias, que correspondem a informações complementares importantes, vinculadas ao empreendimento. Será atualizado quinzenalmente. Por fim, é importante destacar que, adicionalmente, o Projeto MEMÓRIA TÉCNICA está formando um grande acervo de fotos e filmes tecnicos obtidos no empreendimento, a ser armazenado e atualizado continuamente, de forma organizada, na Biblioteca da FEN, disponibilizando todas as imagens colhidas na obra para uso permanente pela comunidade acadêmica.

 

Notícia(s) da FEN-Uerj relacionada(s) com esta notícia


» Construção do Arco Metropolitano Reúne Engenharia e o Der
» Ensaios da Obra do Arco Metropolitano
» Uerj e DER-RJ Lançam Blog Sobre Arco Metropolitano
» Construção do Arco Metropolitano Continua em Situação ‘preocupante’
» Palestra Sobre Arco Metropolitano é Realizada na Uerj

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


Maria Eugênia Gouvêa,

Galeria de imagens


Anexos



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1688082218-Projeto+Memoria+Tecnica+do+Arco+Metropolitano+do+RJ





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.