Lançamento Livro SIAM: Extremum Seeking Through Delays and PDEs

Criada em 14/12/2022 16:25 por maperna | Marcadores: DETEL dir fen fotos geral

Prof. Tiago e Prof. Miroslav

Lançamento do livro SIAM: Extremum Seeking Through Delays and PDEs do Prof. Tiago Roux Oliveira com co-autoria do Prof. Miroslav Krstic da University of California, San Diego (UCSD).

O livro foi oficialmente apresentado à comunidade científica na semana passada no workshop "Data-driven and Optimization-based Control" (https://sites.google.com/view/cdc2022data-driven-opt-control/home) durante o 61st IEEE Conference on Decision and Control, Dec. 6-9, 2022, Cancún, México. Em anexo algumas fotos dessa celebração.

Aos interessados, a aquisição do livro pode ser feita diretamente no site da SIAM através do link:

Resumo do Livro:  Exatamente um século desde sua invenção e primeira aplicação, e mais de duas décadas desde a prova de sua convergência, o controle extremal tem sido reconhecido como uma das mais importantes ferramentas de otimização em tempo real livre de modelos. No entanto, até recentemente o controle extremal estava restrito a sistemas dinâmicos representados por conexões de Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs) e mapeamentos convexos não lineares com pontos de extremo desconhecidos. Este livro apresenta a primeira coleção de resultados sobre a teoria e projeto de estratégias de controle extremal para sistemas governados por Equações Diferenciais Parciais (EDPs). As principais idéias para o projeto dos métodos Gradiente-Newton e a análise de estabilidade para sistemas de dimensão infinita são discutidas considerando uma ampla classe de EDPs parabólicas e hiperbólicas: equações de atraso, equação da onda e modelos de reação-advecção-difusão. Além disso, são apresentadas aplicações de engenharia, incluindo problemas de jogos não cooperativos, estimulação elétrica neuromuscular, reatores biológicos, sistemas de perfuração de petróleo e controle de fluxo de tráfego para mobilidade urbana.

Prof. Tiago Roux Oliveira

Dept. of Electronics and Telecommunication Engineering - DETEL
State University of Rio de Janeiro - UERJ
Rua São Francisco Xavier 524 - sala 5018E - Bloco E