Nota de Falecimento: Prof. Julio Fortes

Criada em 28/01/2021 18:31 por maperna | Marcadores: deamb DESMA fen geral peamb

Nota de Falecimento: Prof. Julio Fortes

Ocorrido em: 28.01.2021

É com profundo pesar que a Faculdade de Engenharia informa o falecimento, em 28.01.2021, do professor Júlio Domingos Nunes Fortes (Júlio Fortes) do Departamento de Engenharia do Meio Ambiente DESMA/UERJ.

Professor querido e admirado por todos nessa instituição por ser muito amável, cordial, gentil e conciliador. Pautado também pela seriedade, dedicação e respeito a todos. Sempre tivemos a sorte de encontrá-lo nas suas caminhadas rápidas pelos corredores do quinto andar.

Engenheiro Elétrico pela UFF (1962), obteve o título de MSc em Engenharia Civil pela Universidade de Minnesota-EUA (1973), de doutorado em Saúde Pública pela FIOCRUZ (2003), e realizou pós-doutoramento na Universidade do Porto (2010-2011). Foi Chefe do DESMA em dois períodos (1992-1994 e 2004-2006); participou da criação e foi docente do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental, Doutorado em Engenharia Ambiental e do Curso de Especialização em Engenharia Sanitária do DESMA.Sua partida inesperada deixa um vazio tremendo e muita saudade em amigos, colegas, alunos e funcionários que tiveram o privilégio da sua convivência.

A Faculdade de Engenharia perdeu para a COVID-19 um dos seus pilares no ensino da Engenharia, nesta instituição e na Cidade do Rio de Janeiro.

Com profunda tristeza no coração, em nosso nome, em nome dos corpos docente, discente e de técnicos da Faculdade de Engenharia da UERJ, nossos mais sinceros sentimentos dirigidos à sua esposa Janny Fortes, a seus filhos e amigos.

María Eugenia Mosconi de Gouvêa

Diretora da Faculdade de Engenharia da UERJ

Maria Elizabeth da Nóbrega Tavares
Vice Diretora da Faculdade de Engenharia da UERJ

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia

Júlio Domingos Nunes Fortes,

peamb - Mestrado em Engenharia Ambiental
deamb - Doutorado em Engenharia Ambiental
desma - Depto. de Eng. Sanitária e Meio Ambiente

www.eng.uerj.br/noticias/1611865891-Nota+de+Falecimento+Prof+Julio+Fortes

Em 10/02/21 20:32 David Martins Vieira disse:

Fiquei muito triste com a notícia. O professor Júlio Fortes era um exemplo como ser humano e como profissional. Sua simplicidade, diante de tantos títulos e de tantas conquistas na área profissional é motivo de orgulho para todo o corpo docente da UERJ. Agradeço muito a Deus por ter feito parte do seu círculo de amizades. Que o Senhor o receba na sua casa. Prof. David Martins (Dep. Eng. Elétrica da UERJ).

Em 30/01/21 09:48 Sergio Machado Corrêa disse:

Conciliador e agregador.

Em 29/01/21 12:19 ULISSES CARRAMASCHI CAVALCANTI disse:

Professor Julio foi um dos mentores do curso de Engenharia Ambiental. Pessoa ímpar. Sentiremos muito sua falta. Nossos mais sinceros pesares a família.