Bolsa de Iniciação Científica - FEN - Uerj

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - ENCERRADO

Departamento de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações

Profa. Maria Bellar

Laboratório de Eletrônica de Potência e Automação (LEPAT)

Tema: CONVERSORES ELETRÔNICOS DE ENERGIA PARA FONTES RENOVÁVEIS E SISTEMAS INDUSTRIAIS DE ALTO DESEMPENHO

Objetivo Geral: Análise Comparativa  de Técnicas de Modulação para Controle de Conversor CC-CC

Conversores eletrônicos de energia CC-CC tem sido intensivamente pesquisados e empregados em diversas aplicações industriais tais como em sistemas de rede de energia renovável, veículos elétricos, fontes chaveadas, fontes de alimentação com correção de fator de potência, sistemas de coleta de energia (“energy harvesting”), entre outras. A escolha da técnica de modulação é um dos ítens fundamentais para o projeto e o desempenho de um conversor CC-CC. Neste trabalho serão estudadas algumas dessas técnicas, e mediante a escolha de uma topologia de conversor CC-CC, serão realizadas simulações digitais e experimentos laboratoriais com os quais será realizada uma análise comparativa de desempenho sobre o protótipo a ser desenvolvido. Em função das restrições impostas pela pandemia do covid-19, e enquanto isso perdurar, o projeto será conduzido somente mediante reuniões virtuais e simulações digitais.

ENCERRADO

Requisitos para o candidato:

- Ter matrícula ativa no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UERJ, com ênfase em Sistemas Eletrônicos;

- Já ter concluído pelo menos o  período do Curso de Engenharia;

- Ter interesse em Eletrônica;

- Ter interesse em realizar trabalho laboratorial experimental;

- Ter disponibilidade para dedicar-se ao estudo e pesquisa.

Os candidatos devem cadastrar o Currículo Lattes na base de dados do CNPq (http://lattes.cnpq.br/) e enviá-lo (PDF) juntamente com o Histórico Escolar atual (PDF) para o email:

- ENCERRADO

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia

Maria Dias Bellar,

detel - Depto. de Eng. Eletrônica e Telecomunicações