Defesa: Sistema de Controle Flexível em Sistemas de Distribuição

Criada em 07/12/2019 13:46 por maperna | Marcadores: defesa ELE evento fen

Título: Sistema de Controle Flexível em Sistemas de Distribuição
Alunos: André Lima e Julia Potratz
Orientador: Prof. Sergio Escalante, DSc.
Dia e Hora: 11.12.2019 - 16h
Sala: LEE 7
Resumo:
Os avanços tecnológicos e melhoria da qualidade de vida são movidos pela eletricidade, cada vez mais ela se torna um elemento essencial para a humanidade. Diante disso, a necessidade de expansão e melhoria do mercado de energia é uma realidade contínua.
Empresas e órgãos regulatórios do setor devem atuar a fim de entregar energia de qualidade de forma ininterrupta aos consumidores finais.
Uma alternativa que vem se mostrando interessante  ́e a utilização de equipamentos conhecidos como FACTS (sistema de transmissão flexível em corrente alternada), amplamente utilizados no sistema de transmissão. São equipamentos baseados na eletrˆonica de potência que possibilitam o controle de grandezas elétricas importantes como impedância, corrente, tensão e fluxo de potência. A necessidade de melhorias nos sistemas de distribuição fez com que o conceito dos FACTS fosse estendido para os sistemas de distribuição, levando o nome de FACDS ou sistema de distribuição flexível em corrente alternada.

Este trabalho mostra as as vantagens do uso de alguns dispositivos FACDS, sobretudo o compensador est ́atico de reativos (SVC - static var compensator) e o compensador série controlado por tiristores (TCSC - thyristor control static compensator) em sistemas de distribuição com diferentes configurações. Foram realizadas diversas simulações estáticas e dinâmicas nos circuitos para avaliar a performance do sistema el ́etrico com a inserção dos controladores.

Professor(es) ou profissionais da FEN-UERJ relacionado(s) com esta notícia

SERGIO ESCALANTE,

ele - Depto. de Eng. Elétrica