Programa de Iniciação Tecnológica (IT) passa por adaptações, ganha novo formato e abre inscrições

Criada em 06/12/2019 12:19 por maperna | Marcadores: estag fen

Por Ascom Faperj http://www.faperj.br/?id=3890.2.0

A FAPERJ abriu nesta quinta-feira, 05 de dezembro, a nova chamada do Programa de Iniciação Tecnológica (IT) de 2019. Neste semestre, o IT passou por adaptações e ganhou um novo formato. O prazo para submissão das propostas vai de 5 de dezembro a 5 de fevereiro de 2020, com início de vigência das bolsas a partir de abril.

Um dos principais objetivos do Programa IT é incentivar graduandos, de qualquer campo do conhecimento, para atuarem em áreas de empreendedorismo e inovação de Instituição Científico-Tecnológica (ICTs) ou Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), sob a supervisão de um profissional qualificado.

Para o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Maurício Guedes, essa nova chamada procura definir melhor os objetivos da bolsa e proporcionar uma experiência valiosa para o estudante nos campos do empreendedorismo e da inovação. “Nas chamadas de anos anteriores havia uma demanda muito baixa para bolsas IT, em média, de 28 propostas por chamada, e não era raro que o projeto apresentado fosse o mesmo submetido para bolsas de Iniciação Científica”, disse.

Entre as modificações operadas no programa, uma delas aproxima o programa de modelos já utilizados por outras agências de fomento nacionais: a indicação do bolsista será feita após a aprovação do projeto submetido. Adicionalmente, os projetos poderão ser desenvolvidos em ICTs e em MPMEs, nas condições descritas abaixo:

• Em empresas juniores, incubadoras de empresas, parques tecnológicos, programas de extensão tecnológica e núcleos de inovação tecnológica (NITs) de Instituição Científico-Tecnológica (ICT); ou
  • Em processos de inovação de ICT, tais como: projetos de cocriação de novos produtos e serviços com empresas; pesquisa para identificação de oportunidades de inserção de novos produtos e serviços no mercado; prototipagem e testes de novos produtos e serviços, dentre outros; ou
  • No âmbito de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P, D & I) de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).

Para saber como submeter um projeto para esta modalidade consulte o documento Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica

Fonte: