Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Engenharia Eletrônica de 2019-2

Prezados alunos e professores,

Data: Segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Hora: 11:00
Local: Auditório da Faculdade de Engenharia (Rua São Francisco Xavier, 524, Prédio João Lyra Filho, 5o. andar, Sala 5023, Bloco B)

Título: De Sistemas Embarcados à Internet das Coisas: E o futuro?

Resumo: Os sistemas embarcados hoje em dia tem tanta capacidade quanto computadores de alto desempenho da Idade da Pedra (computacional). A miniaturização dos componentes computacionais, a prevalência de sensores baratos, a diminuição do consumo energético dos componentes, e o aumento de banda das redes sem fio estão possibilitando a disseminação de sistemas embarcados em todo mundo. Esses sistemas, quando agregados à objetos e conectados a internet, se transformam no paradigma de Internet das Coisas. Nessa palestra, discorreremos sobre o futuro dos sistemas embarcados, dos sistemas de IOT, e apresentaremos alguns desafios que necessitam desenvolvimento de pesquisa nos próximos anos.

Biografia: O Dr. Mossé recebeu seu bacharelado (Matemática, 1985) da Universidade de Brasília, e mestrado e doutorado (Ciência da Computação, 1990 e 1993) da Universidade de Maryland, College Park. Ele é professor da Universidade de Pittsburgh desde 1992, incluindo seis anos como chefe de departamento, e foi co-fundador de uma empresa Startup na área de Smart Homes.
Ele esteve envolvido no projeto e implementação de um sistema operacional distribuído em tempo real. Seu principal interesse de pesquisa é a alocação de recursos (computação e recursos de rede) no domínio do tempo real, com as principais preocupações sendo gerenciamento de energia, segurança e tolerância a falhas. Ele preenche a lacuna entre os sistemas operacionais e os campos de pesquisa em rede, entre prática e teoria. Ultimamente, ele também tem focado em como aumentar a diversidade na computação e como promover pesquisas reprodutíveis em computação.

Title: From embedded systems to the Internet of Things: what is the future?

Abstract: current embedded systems have as much capacity as high-performance computers in the (computational) stone age. Component miniaturization, commoditization of inexpensive sensors, reduction in power consumption, and the increase in bandwidth for wireless devices have made possible the worldwide adoption of embedded systems. Such systems, when connected to the Internet and attached to objects, give way to the new paradigm on the Internet of Things. In this talk we will discuss the future of embedded and IOT systems, presenting an outlook of research challenges for the development of the smart everything.

Bio: Dr. Mossé received his BS (Mathematics, 1985) from the University of Brasilia, Brazil, and MS and PhD degrees (Computer Science, 1990 and 1993) from the University of Maryland, College Park. He has been a professor at the University of Pittsburgh since 1992, including six years as department chair, and has co-founded a Startup company in the area of Smart Homes.
He has been involved in the design and implementation of a couple of distributed, real-time operating system. His main research interest is in the allocation of resources (computing and network resources) in the realm of real-time, with main concerns being power management, security, and fault tolerance. He bridges the gap between the operating systems and networking research fields, between practice and theory. Lately, he has also been focusing on how to increase diversity in computing and how to promote reproducible research in computing.

pel - Mestrado em Engenharia Eletrônica
ele - Depto. de Eng. Elétrica
detel - Depto. de Eng. Eletrônica e Telecomunicações

www.eng.uerj.br/noticias/1565958164-Aula+Inaugural+do+Programa+de+Pos+graduacao+em+Engenharia+Eletronica+de+2019+2