Nota Falecimento Prof. Bernardo Severo

Criada em 03/06/2019 13:47 por maperna | Marcadores: DETEL fen fotos geral

É com pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido professor Bernardo Severo,  sábado, 01 de junho de 2019. Registramos aqui a importância dele para a nossa Faculdade, da dedicação que teve à Universidade e do carinho e do afeto dispensado a todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Apresentamos os nossos sentimentos aos familiares do professor Severo.

Abaixo segue um breve resumo da vida do professor Severo.

Professor BERNARDO SEVERO DA SILVA FILHO – 1938-2019
Severo, como normalmente era conhecido na UERJ, nasceu em 05 de
novembro de 1938 em São Luís do Maranhão. Filho de Bernardo Severo e Isolda,
Preparatória de Cadetes desta mesma cidade. Ingressou na AMAN em 1958, onde se
Ciências, École Nationale Supérieure de l'Aéronautique, França, 1970. Casado desde
de Matheus, Thiago e Gustavo.
No Exército foi Chefe de Laboratório de Automação e docente do IME de
Desenvolvimento Tecnológico e Recursos Humanos da Sociedade de Jesus (Jesuíta)
Campos, 1990 a 1994, em São José dos Campos. Na Editora LTC (Grupo GEN), de
área de engenharia elétrica.
Na UERJ foi professor desde o seu retorno ao Brasil, logo após conclusão do
seu mestrado, até sua aposentadoria em 1998. Professor de diversas disciplinas,
área no Rio de Janeiro. Um ser humano de caráter firme, rigoroso mais que tinha um
jeito respeitoso ao lidar com seus estudantes e colegas docentes e técnico-
administrativos.
Nos seus últimos trabalhos profissionais se apresentava com Educador em
buscaram ingressar na carreira docente.
Esteve na UERJ em 2018 numa atividade acadêmica da Faculdade de
Engenharia.

Professor BERNARDO SEVERO DA SILVA FILHO – 1938-2019

Severo, como normalmente era conhecido na UERJ, nasceu em 05 de novembro de 1938 em São Luís do Maranhão. Filho de Bernardo Severo e Isolda, concluiu sua educação fundamental em Fortaleza e seu ensino médio na antiga Escola Preparatória de Cadetes desta mesma cidade. Ingressou na AMAN em 1958, onde se graduou oficial do Exército Brasileiro. Posteriormente, graduou-se em engenharia elétrica pelo Instituto Militar Engenharia - IME em 1966 - e concluiu o Mestrado em Ciências, École Nationale Supérieure de l'Aéronautique, França, 1970.

Casado desde 1963 com a professora Solange Fidalgo, é pai de Ana Celia e Ricardo Henrique, e avô de Matheus, Thiago e Gustavo.

No Exército foi Chefe de Laboratório de Automação e docente do IME de 1971 a 1982; Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Tecnológico do Exercito, 1982 a 1986. Trabalhou na Avibras de 1986 a 1990 e foi diretor técnico do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Recursos Humanos da Sociedade de Jesus (Jesuíta) Campos, 1990 a 1994, em São José dos Campos. Na Editora LTC (Grupo GEN), de 2000 a 2017, exerceu as atividades de editor responsável pelas áreas de Exatas e Humanas e de consultor, onde coordenou diversas obras acadêmicas e traduziu livros da área de engenharia elétrica.

Na UERJ foi professor desde o seu retorno ao Brasil, logo após conclusão do seu mestrado, até sua aposentadoria em 1998. Professor de diversas disciplinas, contribuiu em muito para a formação e graduação de diversos profissionais da área de engenharia elétrica. Foi ainda Chefe do Laboratório de Engenharia Elétrica, fundador e Coordenador do Curso de Especialização em Mecatrônica, no qual foi pioneiro nesta área no Rio de Janeiro. Um ser humano de caráter firme, rigoroso mas que tinha um jeito respeitoso ao lidar com seus estudantes e colegas docentes e técnico-administrativos.

Nos seus últimos trabalhos profissionais se apresentava com Educador em Engenharia, título mais que justo, que nos motiva, face à sua trajetória de engenheiro e professor, pois foi um excelente Mestre e um inspirador de diversos estudantes que buscaram ingressar na carreira docente.

Esteve na UERJ em 2018 numa atividade acadêmica da Faculdade de Engenharia. Está na direita da foto abaixo.

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia

BERNARDO SEVERO DA SILVA FILHO,

detel - Depto. de Eng. Eletrônica e Telecomunicações

www.eng.uerj.br/noticias/1559580437-Nota+Falecimento+Prof+Bernardo+Severo

Em 05/06/19 11:10 David Vieira disse:

O professor Severo, como era conhecido pelos colegas e alunos, foi um exemplo de profissional que, em muito elevou o nome da Faculdade de Engenharia da UERJ, através da sua competência, do seu conhecimento, do seu senso de responsabilidade e humildade, demonstrado em todas as atividades que exerceu nesta instituição. Seu nome deve sempre ser lembrado para que continue a inspirar, principalmente os mais novos, no seu comportamento profissional e no seu relacionamento humano. Tive a felicidade de conhecê-lo quando lecionava na UERJ e quando esteve à frente do Laboratório de Engenharia Elétrica. Que Deus o receba e que console os familiares e amigos.

Em 04/06/19 18:48 Angela Mendes disse:

Lamento profundamente o falecimento do Prof.Bernardo Severo, com quem eu tive a honra de trabalhar quando atuei no Gabinete da Faculdade de Engenharia. Um ser humano gentil, um profissional dedicado e um professor brilhante. Deixou a saudade...

Em 03/06/19 15:29 Anderson Andrade disse:

Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de conhecer este professor inspirador. Jamais vou esquecer do seu apreço ao ensinar sobre Análise de Sistemas Físicos, matéria que considero o coração da Engenharia. Que toda sua família e amigos seja confortada neste momento.